28.1.15

Patrimônio natural em perigo

Hoje visitamos um dos mais importantes atrativos naturais de Leopoldina - a Cachoeira Poeira d'água, situada no distrito de Piacatuba.


Cachoeira Poeira d' água. Mesmo com baixo volume, a queda d'água é refrescante e maravilhosa (Acervo do autor).

A cachoeira continua linda como sempre. Fazia muito tempo desde que a visitei pela primeira vez e, hoje, fiquei um pouco chocado com a realidade encontrada no local.

Por todo canto, na terra, entre as pedras e nos cursos d'água, há muito acúmulo de lixo: garrafas pet, sacolas plásticas, papel, latas de refrigerante, canudos, chinelos, cigarros, embalagens de biscoitos etc e etc.




Mesmo tendo grandes lixeiras na área que dá acesso à cachoeira, o lixo é jogado, insistentemente, fora do local adequado e largado nas áreas de lazer, reservadas para os visitantes se banharem e se refrescarem. Isso demonstra total falta de educação, civilidade e consciência ambiental de certas pessoas que frequentam o lugar.


Em uma das pedras há espaços que se assemelham a caixas de gordura residenciais, destoando da natureza do lugar.

Fato é que todo o lixo acumulado na Poeira d'água só servirá para gerar três consequências negativas:
  1. Degradar o meio ambiente;
  2. Repelir turistas;
  3. Trazer prejuízos econômicos para o comércio local.
Lamentável, pois o lugar é um dos símbolos de Leopoldina e de nossa região. Se ele continuar sendo tratado com descaso, como ficará um dos nossos cartões postais mais belos e atraentes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.