Andaluz - Desvendando os mistérios da Espanha Moura, escrito por Jason Webster e publicado pela Editora Rocco, no ano de 2007.
O livro é uma mistura de autobiografia e romance. O autor registra sua aventura pela região da Andaluzia, situada no sul da Espanha.
Ali ele busca encontrar, e acha sem muitas dificuldades, vestígios da cultura moura (árabes que vieram do norte da África e ocuparam grande parte da Península Ibérica entre os séculos VIII e XV).
Por onde o autor passa, encontra construções com arquitetura tipicamente islâmica, dialetos, comidas e nomes de cidades que remontam ao passado histórico quando a Espanha esteve sob domínio mouro e recebeu muita influência cultural de seus conquistadores.
A obra, além de propiciar uma leitura prazerosa, ganha vigor histórico e social quando o autor conhece um imigrante marroquino vivendo ilegalmente na Espanha. Esse homem trabalha num regime semelhante à escravidão. O fato, além de outras situações de discriminação étnica relatadas no livro, revela como os espanhóis tratam mal os imigrantes, sobretudo os do norte da África, e menosprezam a cultura árabe, a qual muito contribuiu para a formação da cultura espanhola.
Desse encontro entre o imigrante e o autor, um americano radicado na Espanha, surge um laço de amizade e o compromisso do último em ajudar o primeiro a conseguir um emprego e a viver com dignidade no país europeu. Ao longo do percurso, o livro nos convida a viajar junto com a dupla protagonista, conhecendo uma Espanha que se parece mais árabe e africana do que católica e europeia.
"Viaja, e tu compreenderás o significado das coisas."
(Provérbio Marroquino) Citação extraída do livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.