25.8.14

[Resenha] Estou lendo...

Uma boa dica para os estudantes de História e para aqueles que desejam conhecer mais sobre a Idade Média é a leitura da obra "O despertar da Europa: a Baixa Idade Média" (14ª edição, Atual Editora, 2013). O livro é assinado pelo Historiador Marco Antônio de Oliveira Pais.

Nessa obra, o medievalista aborda o período que vai do século X ao século XV, num momento crucial para a História da Europa que influenciou o restante do Mundo.

O Mundo Medieval começava a mudar, as melhorias na produção agrícola, como o uso da charrua, a adoção do sistema trienal de cultivo, dentre outros aperfeiçoamentos, fizeram a produção de alimentos aumentar, o que contribuiu para o crescimento demográfico e para a expansão das cidades pela Europa.
Charrua (arado de madeira e ferro) medieval.
A burguesia, grupo social que se dedicava às atividades artesanais, bancárias e comerciais, enriquecia e confrontava a nobreza feudal. Serão os burgueses os grandes incentivadores do Renascimento, das Grandes Navegações, da mudança de mentalidade e da passagem de um mundo rural para um tipicamente urbano.

A obra é repleta de fontes históricas, iconográficas e escritas, que documentam a vida medieval, desde os hábitos da nobreza guerreira, passando pela religiosidade do clero, até chegar no cotidiano árduo dos camponeses. A documentação, em suma, provoca uma verdadeira imersão do (a) leitor (a) num Mundo Medieval de insegurança, violência, felicidade, e esperança, o qual mostrou retrocessos e avanços para a História da Humanidade!

Leitura obrigatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.