9.8.14

Jogos e Ensino

A origem dos jogos de tabuleiro remonta à Antiguidade. Eles teriam surgido na Mesopotâmia e no Egito Antigo por volta de 5000 a. C. 


O Senet é um jogo do Egito Antigo.


O tempo passou e os jogos continuaram presentes nas civilizações. Durante a Idade Média, o jogo do xadrez foi muito difundido entre a nobreza feudal. Ele foi introduzido na Europa, provavelmente a partir da Espanha, no século X, pelos muçulmanos. (FRANCO JR. H., 2001). Daí espalhou-se pelo mundo.


Imagem relacionada
Cavaleiros medievais jogando xadrez (1283).


Atualmente, no Mundo Contemporâneo, apesar de vivermos na Era Digital, da Internet e dos Jogos eletrônicos, quem nunca disputou com um grupo de amigos uma partida de "Banco Imobiliário", de "Dama" ou de "War"
?
Resultado de imagem para jogo warResultado de imagem para jogo banco imobiliário
Pois é, quase todo mundo já se divertiu com os amigos ou com os familiares com um bom jogo de tabuleiro! Passa o tempo e esse prática cultural resiste e permanece em nosso dia a dia, nos finais de semana e em momentos de lazer.



Os jogos são ferramentas importantes. Eles estimulam o raciocínio lógico, a inteligência emocional e as interações sociais. Portanto, podem e devem ser aproveitados na Educação como um ferramenta de aprendizagem. 

Com o objetivo de tornar as aulas de História mais atrativas e a aprendizagem mais significativa e prazerosa para os estudantes, utilizamos a estratégia de ensinar brincando, ou melhor, jogando!

Pela segunda vez neste ano, recorremos à montagem de um Jogo Tabuleiro, utilizando os fatos reais que estudamos na História.

Uma das matérias estudadas no terceiro bimestre com o 7º ano foi a Expansão Marítima Europeia, iniciada no século XV. As grandes navegações feitas pelos europeus, portanto, serviram de tema para os alunos confeccionarem um Jogo de Tabuleiro com essa grande aventura pelo Mar.



Divididos em grupos, os alunos receberam instruções básicas para montar o jogo. Eles utilizaram a criatividade para criar uma trilha sobre a cartolina, distribuindo ao longo dela obstáculos, bônus e perguntas que precisam ser respondidas para acumular pontos e avançar. Na hora de elaborar o jogo, todos participaram. Cada um deu sua contribuição, enquanto uns coloriam outros recortavam e colavam
O resultado final foi excelente, principalmente quando vi os alunos jogando, se divertindo e aprendendo o conteúdo da aula.

O objetivo deste jogo é navegar, descobrir novas rotas de comércio, chegar ao Oriente, na fonte das especiarias, e aprender, brincar e aprender!

E aí, a galerinha se divertiu?











Fernando Pessoa

6 comentários:

Obrigado pelo comentário.