12.8.14

Textos e desenhos da disciplina de Turismo


Na disciplina de Fundamentos históricos e culturais do Turismo estudamos os ciclos econômicos regionais e os espaços turísticos: o Ciclo do Ouro e a Estrada Real no Brasil.

Voltamos ao final século XVII, quando o ouro foi descoberto pelos bandeirantes paulistas.  A região de Minas Gerais começou a ser ocupada por colonos interessados em garimpar metais preciosos.
A Coroa Portuguesa ordenou a construção de uma Estrada Real, pela qual o ouro seria escoado de forma segura até os portos na Capitânia do Rio de Janeiro, de onde seriam levados para a sede do reino.

O Ciclo do Ouro deixou um grande legado histórico, artístico e cultural para o nosso país. Temos museus, igrejas barrocas, gastronomia e belezas naturais ao longo dos mais de 1400 KM de Estrada Real, que percorre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Vamos ver, abaixo, o que nossos alunos e alunas produziram sobre o potencial turístico da região do Circuito do Ouro e da Estrada Real.

"... construída pelo trabalho escravo e o suor de seus rostos. Ela foi criada com o objetivo de evitar o contrabando do ouro, foi chamada de Estrada Real, pois era o caminho oficial estabelecido por Portugal, onde circulavam as riquezas e os impostos que iam das Minas até os portos do Rio de Janeiro." (Texto da aluna Quésia).

"Atualmente a Estrada Real atrai turistas de várias partes do mundo, por suas belezas naturais, opções de esporte e lazer, inúmeras pousadas, desde as mais rústicas até as mais sofisticadas, restaurantes com pratos típicos, igrejas barrocas, festas folclóricas e religiosas, lagos e cachoeiras, trilhas, montanhas, entre outras maravilhosas opções de lazer." (Texto das alunas Yara e Maria Eduarda).

"Ao longo da Estrada Real pode se encontrar uma vasta quantidade de patrimônio histórico em diversas cidades localizadas no trajeto. Isso atrai um grande número de turistas e estudiosos, com isso cresce ainda mais a economia local." (Texto dos alunos Carlos e Pedro).

Desenhos
A arte do Rafael diz tudo: Nada de agredir o meio ambiente na Estrada Real.

Stefany representou um futuro caótico, caso as pessoas não se conscientizem.

Cremilson aproveitou o traçado do relevo ao longo da Estrada Real para dar o seu recado - Conscientização ambiental.

Renata, sempre muito participativa, não esqueceu de deixar sua mensagem!


Parabéns, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.