11.8.14

Segunda Guerra Mundial - causas, fatos relevantes e consequências

A II Guerra Mundial teve início em 1939 e acabou em 1945.

Esse grande confronto opôs dois grandes blocos formado por países rivais. De um lado havia a aliança entre a Alemanha, de Hitler, a Itália de Mussolini, e o Japão liderado pelo Imperador Hiroíto. Eles formaram os países do Eixo.
Do outro lado a Grã-Bretanha, a U.R.S.S. comandada por Stálin,  e os E.U.A, os quais unidos formavam o bloco dos Aliados.

Mais tarde, no ano de 1941, o Brasil declarou guerra aos países do Eixo e se posicionou ao lado dos Aliados, enviando, em 1943, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) para lutar na Itália, contra os nazistas.

Em 1939, Hitler era senhor absoluto da Alemanha e naquela época colocava um ambicioso plano em prática: conquistar o "espaço vital". Esse plano previa a expansão territorial da Alemanha, que deveria anexar territórios de outros países no leste da Europa, para conseguir matéria-prima (ferro, petróleo) e áreas agrícolas para sustentar o III Reich (O império alemão de Hitler).

Um ano antes, Hitler já tinha anexado a Áustria, sua terra natal, e também a região dos Sudetos ao Reich. 

As potências europeias, principalmente a França e a Grã-Bretanha nada fizeram para impedir as invasões da Alemanha. Elas apenas tentavam negociar com Hitler, o que ficou conhecido como a política de apaziguamento.

Em 1939, o ditador alemão começou a invasão da vizinha Polônia. Em resposta a essa agressão, os ingleses e os franceses declararam guerra contra Hitler e teve início a Segunda Guerra Mundial. No ano seguinte, Hitler invadiu a França e a conquistou em um mês, graças a tática denominada blitzkrieg (guerra relâmpago).

No ano de 1941, a Alemanha iniciou a invasão da U.R.S.S. e encontrou forte resistência. 


Soviéticos se rendem frente aos soldados alemães. Para vencer, os soviéticos utilizaram a tática da "terra arrasada". 
Mas em 1943, os soviéticos obtiveram expressiva vitória e contra-atacaram as forças nazistas.
Em 06 de junho de 1944 (o "Dia D"), as tropas aliadas desembarcaram na Normandia (Norte da França) para enfrentar as tropas alemãs. 
Hitler comete suicídio em 1945 e a Alemanha se rende, após ter sua capital tomada pelos rivais.  

Diferente da Primeira Guerra, que ficou restrita à Europa, a Segunda teve batalhas na Europa, na África e na Ásia. Os combates ocorriam por terra, céu e mar. Essa foi a Guerra total e um dos conflitos mais sangrentos de toda a História.

Confira na Cronologia abaixo os principais fatos que ocorreram nos 6 anos de Guerra:
(Clique sobre a imagem para ampliar)
Principais consequências após a Guerra
  • Ao final da Guerra, a Europa estava novamente destruída e vai passar por dificuldades econômicas e políticas. As novas tecnologias fizeram armas ainda mais letais, o que resultou e em milhões de mortos e feridos. O saldo, ao final da Guerra, foi superior a  40 milhões de mortos, a maioria era civil.
Cidade europeia em escombros.
  • Holocausto: foi a perseguição sistemática dos judeus pelo Governo nazista. Os alemães se consideravam racialmente superiores, e julgavam que os judeus, bem como os ciganos, homossexuais e deficientes físicos, eram "inferiores" e deveriam ser exterminados. Com isso, mais de seis milhões de judeus foram assassinados pela política de Hitler.

Judeus presos em um Campo de Concentração alemão.
  • Uso de armas nucleares: Em 1945 os E.U.A lançaram duas bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. O efeito das bombas foi devastador, a explosão matou milhares de civis instantaneamente. Os raios de calor queimavam tudo, e a poeira radioativa contaminou o solo e o ar. Muitas pessoas que sobreviveram ao bombardeio nuclear, acabaram morrendo de câncer ou por ouras doenças devido à radiação.   
  • Criação da ONU (Organização das Nações Unidas), cujo objetivo inicial era evitar outro conflito mundial.

  • Criação do Estado de Israel, na Palestina, em 1947: A divisão estabelecida dividiu o território palestino em dois - um Estado Judeu e um Estado Árabe. A divisão gerou conflitos entre os dois povos, pois as reivindicações dos árabes não foram totalmente atendidas pela ONU, e isso gerou conflitos violentos, que se arrastam até os dias de hoje.
Soldados israelenses patrulham território palestino (2014).
  • O fim da Segunda Guerra marcou o início da Guerra Fria (1947-1991), e uma corrida armamentista entre as duas novas potências mundiais - os E.U.A (capitalista) e a U.R.S.S (comunista) Elas passaram a disputar a hegemonia no Mundo, investindo no desenvolvimento de novas bombas atômicas, e depois de tecnologia espacial. Enquanto o período da Guerra Fria durou, havia uma tensão e o receio de ocorrer um conflito nuclear entre as duas potências.
O mundo dividido na Guerra Fria. Capitalistas ao Oeste e Socialistas ao Leste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.