14.8.14

Parabéns, CIEP 280!



O CIEP 280 - Professor Vasco Fernandes da Silva Porto -  completa em 2014 vinte anos de lutas e conquistas. Conheça um pouco mais dessa História de Superação e de Sucesso!

Em 1994, o CIEP 280 foi inaugurado na cidade do Carmo, na região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Ao se aproximar do centro da Cidade Bela já é possível notar a presença de sua imponente estrutura no alto do bairro Caixa d' água.

A proposta do Centro Integrado de Educação Pública era criticada por alguns e aplaudida por outros.

Os críticos atacavam o Governo Brizola alegando o alto custo que as novas escolas demandavam. O governo se defendia afirmando que o investimento não era tão elevado, e que os custos eram necessários para assegurar um melhor atendimento educacional às crianças da rede pública de ensino.

Cada modelo do CIEP possui três blocos. No bloco principal ficam as salas de aula, centro médico, cozinha, refeitório e um grande pátio coberto. No segundo bloco fica o ginásio com vestiário e quadra polivalente. No terceiro bloco fica a biblioteca e sobre ela as moradias para alunos residentes.

Polêmicas a parte, o fato é que os CIEPs foram construídos e se tornaram importantes centros de referência para a almejada Educação em Tempo Integral. É verdade que após o governo Brizola muitas dessas escolas foram municipalizadas e sofreram com a falta de investimentos do Estado, mas muitas resistiram, como o "280", e continuam a educar, de modo diligente, até os dias atuais! 


Inicialmente, os CIEPs sofreram com certa resistência e preconceito social, tendo em vista que algumas dessas escolas eram vistas como local onde estudavam as crianças problemáticas e sem cuidados familiares. O mesmo ocorreu no CIEP do Carmo, mas seus professores e demais funcionários acreditaram na proposta de Educação Integral, e lutaram para transformar a má reputação da escola.

A equipe do CIEP 280, liderada pela Diretora Rita Estefânia Gozzi Farsura (a Faninha), a qual fez parte dessa História por 17 anos ocupando os cargos de professora, orientadora e diretora, reverteu a situação, mostrando para a comunidade carmense a importância do CIEP para a Educação no município.

O CIEP foi abraçado por todos, lutou para realizar sonhos e vários projetos. Suas conquistas aumentaram a sua credibilidade, tornando-o uma referência em toda a região Serrana do estado do Rio de Janeiro!

Atualmente, o CIEP 280 conta com uma grande equipe, formada por 54 professores e 30 funcionários. Eles são profissionais preparados e qualificados para atender os 609 alunos matriculados, distribuídos entre os três turnos de funcionamento de nossa escola.

Hoje não há dúvida alguma sobre o quanto esse investimento foi vantajoso para o Carmo, pois há 20 anos o CIEP tem formado, com qualidade, jovens participativos, conscientes de seus direitos e deveres, preparados para interagir na vida social e dar prosseguimento aos seus estudos em nível técnico e superior.

Perfil (Conheça mais personagens ligados à nossa História)


Foi governador do Rio de Janeiro em duas ocasiões, entre 1983/1986 e 1991/1994. Em seu governo, Brizola construiu, em todo o estado, 506 Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), também apelidados de Brizolão. A Escola criada por Brizola pretendia resultar num modelo educacional democrático, com funções sociais e pedagógicas amplificadas.
A arquitetura do CIEP foi elaborada por Oscar Niemeyer, e sua imponência, baseada no encaixe de grandes peças pré-moldadas,  destaca-se das demais escolas.


O sociólogo Darcy Ribeiro foi vice-governador na primeira gestão de Brizola, quando ele criou e coordenou o projeto de implantação dos CIEPs no Rio de Janeiro. O modelo de escola integral colocado em prática por Darcy era inspirado nas ideias e projetos feitos nos anos 1930 pelo educador Anísio Teixeira. Nos CIEPs, os alunos permaneceriam por tempo integral, participando de atividades didáticas, esportivas e culturais, além de receberem  alimentação, assistência médico-odontológica.

Oscar Niemeyer (1907-2012) 




Oscar Niemeyer é um dos ícones da arquitetura brasileira. Ele foi o responsável pelo projeto arquitetônico dos CIEPs.
Niemeyer faleceu em 2012, mas seu nome e suas obras são reconhecidas mundialmente. Além de trabalhos executados em todo o Brasil, seus traços podem ser observados em várias construções espalhadas em países da Europa, E.U.A, África e no Oriente Médio.

"Procurei dar às escolas um aspecto capaz de caracterizá-las, destacando-as plasticamente nos conjuntos urbanos da cidade. Isso explica as aberturas arredondadas que coincidem rigorosamente com o sistema de pré-fabricação adotado." Oscar Niemeyer. 
(RIBEIRO, D. O livro dos CIEPs. Rio de Janeiro: Bloch, 1986).

Vasco Fernandes da Silva Porto (1908-1992)

Professor Vasco Fernandes nasceu no Carmo-RJ. Estudou em Portugal, onde foi se formou em Letras.
De volta ao Brasil, lecionou Língua Portuguesa, por cerca de 27 anos, no Ginásio do Carmo.
Gostava de dança, teatro e adorava o futebol. Também era reconhecido por ser um professor rígido e muito exigente com os seus alunos, inclusive no aspecto disciplinar. Ele nomeia o CIEP 280 e sua memória está preservada nas mentes e nos corações dos educadores e discentes da cidade.



Ao longo dos seus 20 anos de História, o CIEP BRIZOLÃO 280 tem formado jovens com consciência cidadã, preparando-os para atuar no mercado de trabalho e prestar concursos e exames vestibulares para o Ensino Superior.

Nossos resultados recentes atestam a nossa qualidade. Confira alguns dados do IDERJ (índice de qualidade escolar da SEEDUC) e do IDEB (Índice de desenvolvimento da Educação Básica/INEP) do CIEP 280:

Resultados divulgados em Setembro de 2014.

Perceba que a maioria dos resultados obtidos pelo CIEP 280, superam as metas estabelecidas no IDERJ e no IDEB. Qualidade no ensino faz a diferença!

Gente que faz parte dessa História

A atual Diretora do CIEP, está há um ano e oito e meses na escola, e já guarda boas recordações de momentos importantes vividos aqui: "A entrega dos tablets para os alunos do CIEP, que foi um ônibus cheio". (Elaine Gaspar, diretora do CIEP 280).

"A sala de leitura me deu a oportunidade de realizar algumas experiências das quais eu me recordo com saudade. Porém, uma foi especial, a construção, em maquete em barro, da hidrografia do curso de um rio, representando a natureza viva". (Maria Auxiliadora de O. Gonçalves, professora aposentada das turmas do 1º ao 5º ano).

"Enfim o CIEP 280, composto por uma equipe maravilhosa a qual tenho hoje a oportunidade 
de trabalhar com ela, me mostrou o caminho certo, e posso hoje perceber que cada aprendizado foi importante... Até mesmo o sr. Rubens cobrando o horário e o uniforme. Tudo isso me ajudou em minhas conquistas profissionais". (Maicon José Marques Pinto, ex-aluno e Professor do CIEP 280).

"O CIEP 280 representa em nossas vidas o início de um futuro. Não nos formamos ainda, mas queremos nos formar no CIEP." (Ana Paula Oliveira e Larissa Oliveira, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental).

"O CIEP melhorou muito minha vida, me trouxe muitos ensinamentos e é uma ótima escola, com excelentes professores, pretendo me formar aqui." (Sabrina Fernandes, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental).


"Estudei no CIEP 280 durante 3 anos entre o 1º, 2º e 3 º ano do Ensino Médio. Foi quando eu estava no 3º ano, quase me formando, que descobri qual faculdade fazer, meu curso de Engenharia Civil. Nas aulas que tinha com o professor Ancelmo, de Física, no princípio eu achava chata, mas logo, logo percebei o quanto aquilo era importante para mim e o quanto a Física fazia parte da minha vida." (Meirielen da S. Marques, ex-aluna do CIEP 280).

GALERIA DE FOTOS
Projeto do CIEP, por Oscar Niemeyer.
As peças pré-moldadas do CIEP eram transportadas em carretas e erguidas por guindastes.

Biblioteca e Sala de Leitura.
Amplo refeitório!



Sala de projeção.
Pátio coberto.

Piscina.

Quadra para esportes.
Linda homenagem da Aluna Sabrina (902).

No quadro escolar a mensagem de João Vitor P. (902).

Um acróstico do CIEP, feito pelo aluno João Gabriel! (902).



Equipe de pesquisa e produção

Aluna Ana Paula (turma 901)
Aluna Larissa (turma 901)
Aluna Nívea (turma 902)
Professor Rodolfo Alves Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.