27.3.12

Reajuste salarial - magistério RJ

O governo do estado do Rio de Janeiro anunciou ontem (26/03), a antecipação da incorporação das parcelas do Nova Escola no vencimento base dos professores da rede estadual.

As parcelas do programa Nova Escola seriam adicionadas ao vencimento básico dos professores, gradativamente, até 2015.

Com a medida, a partir de 1º maio, cerca de 130 mil professores - ativos e inativos - terão um reajuste salarial de 14,11%.

Para saber mais, acesse:

23.3.12

1º ano (CIEP 280)

Segue abaixo o slide apresentado e discutido para a turma do 1º ano. Matéria de nossa avaliação, na próxima semana.
Obs: Mais abaixo postei o link para outro slide (Estudo Introdutório), que também será avaliado.


República
View more presentations from Rod .


ESTUDO INTRODUTÓRIO (1ª MATÉRIA), CLIQUE ABAIXO:
http://acropolemg.blogspot.com.br/2012/03/estudo-introdutorio-1-ano-ciep.html



BOM ESTUDO PARA TODOS!

18.3.12

Revolução Americana: Independência dos E.U.A

No século XVIII, a América estava colonizada pelas metrópoles europeias. O objetivo do continente americano era pagar tributos (impostos) e fornecer matérias primas para as coroas do "Velho Continente". (Portugal, Espanha, França, Inglaterra).

Mas esse regime desigual, predatório e opressor explorava a América e os americanos, ao mesmo tempo beneficiava os comerciantes, nobres e príncipes da Europa, não duraria para sempre. Entre os colonos começava a nascer o sentimento de revolta e o desejo de liberdade e autonomia.

Além disso, os americanos letrados recebiam e discutiam as ideias Iluministas importadas da Europa, que, dentre tantos assuntos, falavam sobre os direitos naturais do Homem, como a liberdade e igualdade. Alguns pensadores iluministas também defendiam a ideia da democracia e do liberalismo econômico, conceitos que contrariavam o sistema colonial e a exploração que uma nação exercia sobre outra.

Essas ideias de liberdade favoreceram ainda mais o sentimento de revolta nas pessoas, e por isso os protestos e as lutas contra o Regime Colonial iniciaram.

Em 04 de julho de 1776 as Treze Colônias inglesas na América do Norte uniram-se para enfrentar a Coroa inglesa e tornaram-se a primeira nação inpendente do continente Americano.

A conquista dos americanos no norte serviu de exemplo para todo o mundo, abalou o sistema colonial predatório e explorador, motivou os franceses a enfrentarem e derrubarem o absolutismo real em 1789 e a independência do Brasil, em 1822.

Esta é matéria que estamos estudando no 8º ano do Ensino Fundamental, na E. E. Luiz Salgado Lima. Para saber mais, leia o slide abaixo:




8.3.12

A Idade Média (701, 702 e EJA - CIEP)

Estamos estudando um tema muito interessante e importante para nossa História - a Idade Média. Herdamos muitos valores dos medievais, que chegaram até nós pelos colonizadores e missionários religiosos da Igreja Católica.

Nas últimas aulas estudamos a sociedade medieval, com ênfase na situação miserável que fora imposta aos camponeses. Estes viviam em um regime de servidão, trabalhando para a Nobreza e para o Clero, pagando-lhes tributos e recebendo em troca só o necessário para se alimentar e vestir.

Vimos também o quanto foi importante para o Feudalismo as inovações técnicas surgidas a partir do século VIII, tais como o uso do arado, a tração animal (bois e cavalos) na realização de algumas atividades, o sistema trienal de cultivo das terras e os moinhos movidos pela água ou pelo vento.

Todas estas inovações contribuíram para aumentar a produtividade agrícola, as pessoas tinham mais alimentos e seu número começou a crescer e a se espalhar pela Europa, além dos feudos. A partir daí começam a surgir os burgos - as cidades medievais - onde, gradativamente, a burguesia dedicava-se às atividades comerciais (compra e venda de mercadorias produzidas na Europa ou trazidas do Oriente por caravanas e navios italianos) e manufatureiras (confecção de roupas, vitrais para catedrais e outros ofícios artesanais).

Sobre os burgos Peter Clarke os descreve da seguinte forma:


"As cidades medievais eram superlotadas, barulhentas, escuras e tinham cheiro de estábulo. Só as ruas mais largas eram pavimentadas; as outras eram sujas, com esterco e lama. Na maioria are apenas vielas estreitas onde não se podia passar com duas mulas sem derrubar os quiosques dos vendeiros ou os toldos e tabuletas dos que anunciavam seus serviços.

De dia, as ruas ficavam apinhadas de gente: ferreiros, sapateiros, vendedores de tecido, açougueiros, dentistas... Bastava o comerciante abrir as venezianas de sua casa para transformá-la numa banca de mercadoria. Ficavam também cheias de animais: cães, mulas, porcos, cavalos, galinhas... À noite, eram silenciosas e muito escuras: não havia iluminação pública." (Clark, Peter. O Ocidente renasce. In: Evolução das cidades. Rio de Janeiro, Abril Livros/ Editora de Time-Life, 1993, p.98-102 (texto adaptado)).


Após o século XI os burgos, assim como o comércio passarão por um processo de expansão, que resultará no enriquecimento da burguesia e na perda de poder  da nobreza. Mas esses são temas para as próximas aulas!

Abaixo postamos algumas imagens para você relembrar os aspectos estudados:


Identifique na imagem e registre em seu caderno as características do representante do Clero, da Nobreza e do Camponês.
O trabalho no campo. Identifique e registre em seu caderno algumas atividades executadas pelos camponeses e as ferramentas utilizadas por eles.

Que esporte está sendo praticado? Que grupo social o praticava?

As cidades medievais. Como eram as cidades medievais? Qual grupo social se originou nela? Qual atividade econômica eles desempenhavam?


Para saber mais (texto relacionado, de autoria do Prof. João Luís de Almeida machado): http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=182

Resumo: Segunda Revolução Industrial

Este resumo abordará as características e consequências da Segunda Revolução Industrial que ocorreu na Europa, parte da Ásia e nos E.U.A no século XIX.


  • A Revolução industrial transformou a relação do ser humano entre si e com a natureza;
  • Problemas sócio ambientais: aumento da poluição, desmatamento, urbanização desordenada, surgimento do proletariado.
Londres, século XIX. As pessoas viviam amontoadas nas cidades, em péssimas condições.

  • 1ª Fase da Revolução Industrial (1760 - 1830): limitou-se à Inglaterra, onde surgiu a máquina a vapor e o carvão tornou-se um importante combustível para alimentá-las. A indústria têxtil cresceu vertiginosamente.
  • A Inglaterra passou a exportar seus tecidos para todo o mundo através do mar e tornou-se uma potência, graças ao Capitalismo Industrial e das riquezas acumuladas.
  • 2ª Fase da Revolução Industrial - a partir de 1870 a industrialização atinge outros países da Europa, como França, Bélgica, Itália, Alemanha, também chega a América, nos E.U.A e na Ásia, na Rússia e no Japão.
  • Novas formas de energia: eletricidade e petróleo.
  • Inventos importantes: motor a combustão, telégrafo e corantes sintéticos (indústria química).
  • A produção industrial girava em torno do aço.
  • Invenção da locomotiva e do barco a vapor.
  • As ferrovias tornaram-se comuns aos países industrializados, pois acelerava o transporte de mercadorias e de pessoas dos campos para as cidades e das cidades para as fábricas.
  • A industrialização de outros países acirrou a disputa pelos mercados consumidores.
  • Neocolonialismo: na busca por novos mercados as potências industriais partiram para a África e a Ásia, a partir de 1830, para conquistar mais consumidores e zonas de influência, onde poderiam explorar os recursos disponíveis.
  • A buscar por mercados gerou: Uma corrida armamentista entre os países ("paz armada") e a Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918).
As potências Ocidentais/Industriais disputam a China. Ilustração do século XIX.

Veja como ficou a África, após sua partilha entre as nações europeias:

  • Além de buscar por matérias-primas, tais como carvão, ferro e petróleo na Ásia e na África, os europeus procuravam novos mercados consumidores de seus produtos.Das colônias também compravam alimentos para abastecer a crescente população europeia. Investiam nas colônias e construíam ferrovias para escoar mercadorias.
  • Nessa fase da revolução industrial que surge o capitalismo monopolista  e o imperialismo. Algumas formas de monopólio são: Truste, Cartel, Holding. 
  • Plano político: o neocolonialismo garantia mais recursos para os estados europeus, que além de matérias-primas, terras, e pessoas, obtinham mais portos, maiores contingentes militares, etc. 
  • A colonização acontecia por via pacífica - através da aproximação da metrópole com a elite dominante do local a ser colonizado, subornos, promessas de riquezas e poder, ou por meio da força bruta, caso houvesse resistência.
  • Plano religioso e cultural: Diversos missionários espalharam-se pela África e pela Ásia para converter seus povos ao cristianismo.Eles também lutava contra a escravidão.
  • As colônias não tinham grande autonomia política. administrativa e econômica. Embora algumas delas tivesse governo ou parlamento eleitos pelos nativos, havia nelas um supervisor representando os interesses da Metrópole.
  • Em muitos casos os habitantes das áreas colonizadas perdiam suas terras, eram forçados a realizar trabalhos nas fábricas, ferrovias ou na extração de minerais e ainda pagar impostos para a Metrópole.
  • Os europeus julgavam-se racialmente superiores aos nativos. As teorias racistas, como o darwinismo social, serviam como justificava para  a exploração das nações "primitivas" pelas "civilizadas". 
  • As nações industriais europeias tornaram-se ainda mais hegemônicas no Mundo, principalmente a Inglaterra que liderava o Império Britânico. As disputas comerciais, a busca de novos mercados irão desencadear a 1ª Guerra Mundial, em 1914, assunto que será visto em outro post.

5.3.12

Para refletir sobre MMA (Vale tudo)...

Assista ao vídeo abaixo, produzido pela Rede Record, sobre o drama de um lutador de MMA que perdeu os movimentos do corpo devido a um golpe sofrido em uma luta de Vale Tudo.

4.3.12

10.000 visualizações: SlideShare

Hoje recebi um e-mail do SlideShare, site que armazena documentos, apresentações de slides e vídeos na internet, com congratulações porque minhas apresentações, cadastradas no site, somadas atingiram 10.000 visualizações. Gostaria de partilhar esta surpresa com todos vocês, visitantes do Blog e, principalmente, meus alunos.

No site, cujo cadastro fiz há apenas 7 meses, estão alguns dos trabalhos, textos, atividades e apresentações de slides que trabalho na sala de aula com os alunos. Elas ficam disponíveis no portal do SlideShare e aqui no Blog, e além de servirem de pesquisa para os alunos, ajudam pessoas de diversas partes do Brasil e do Mundo.

Fico feliz por ver que o número de visualizações aumenta a cada dia e nem tinha notado que elas atingiram uma marca tão significativa. Pra mim foi o reconhecimento do esforço, do planejamento e do tempo que tenho dedicado para realizar as pesquisas e o trabalho da melhor maneira possível para meus alunos e minha consciência.

Espero continuar crescendo e melhorando a cada dia, tornando minhas aulas mais agradáveis e efetivas.

Obrigado a todos!

Confira a mensagem original e a tradução feita pelo Google, logo abaixo:




Hi Prof_rodolfo,
Congrats! Your documents on SlideShare have had 10,000 views. Wow! You must be doing something great. Only a very few SlideShare users achieve this milestone.

______
Oi Prof_rodolfo,
Parabéns! Seus documentos sobre SlideShare tiveram 10.000 pontos de vista. Wow! Você deve estar fazendo algo grande. Apenas alguns usuários muito SlideShare Poucos alcançar este marco.


Confira meu perfil e meus trabalhos no SlideShare: http://www.slideshare.net/Prof_rodolfo/edit_my_uploads
 


2.3.12

Estudo introdutório (1º ano CIEP)

Abaixo postamos o slide do "Estudo introdutório", nele há uma breve reflexão sobre as mudanças no estudo da História, a variedade de fontes históricas e parcialidade no estudo e na escrita da historiografia.
O material foi trabalhado no 1º ano do Ensino Médio, do CIEP 280.