8.3.12

A Idade Média (701, 702 e EJA - CIEP)

Estamos estudando um tema muito interessante e importante para nossa História - a Idade Média. Herdamos muitos valores dos medievais, que chegaram até nós pelos colonizadores e missionários religiosos da Igreja Católica.

Nas últimas aulas estudamos a sociedade medieval, com ênfase na situação miserável que fora imposta aos camponeses. Estes viviam em um regime de servidão, trabalhando para a Nobreza e para o Clero, pagando-lhes tributos e recebendo em troca só o necessário para se alimentar e vestir.

Vimos também o quanto foi importante para o Feudalismo as inovações técnicas surgidas a partir do século VIII, tais como o uso do arado, a tração animal (bois e cavalos) na realização de algumas atividades, o sistema trienal de cultivo das terras e os moinhos movidos pela água ou pelo vento.

Todas estas inovações contribuíram para aumentar a produtividade agrícola, as pessoas tinham mais alimentos e seu número começou a crescer e a se espalhar pela Europa, além dos feudos. A partir daí começam a surgir os burgos - as cidades medievais - onde, gradativamente, a burguesia dedicava-se às atividades comerciais (compra e venda de mercadorias produzidas na Europa ou trazidas do Oriente por caravanas e navios italianos) e manufatureiras (confecção de roupas, vitrais para catedrais e outros ofícios artesanais).

Sobre os burgos Peter Clarke os descreve da seguinte forma:


"As cidades medievais eram superlotadas, barulhentas, escuras e tinham cheiro de estábulo. Só as ruas mais largas eram pavimentadas; as outras eram sujas, com esterco e lama. Na maioria are apenas vielas estreitas onde não se podia passar com duas mulas sem derrubar os quiosques dos vendeiros ou os toldos e tabuletas dos que anunciavam seus serviços.

De dia, as ruas ficavam apinhadas de gente: ferreiros, sapateiros, vendedores de tecido, açougueiros, dentistas... Bastava o comerciante abrir as venezianas de sua casa para transformá-la numa banca de mercadoria. Ficavam também cheias de animais: cães, mulas, porcos, cavalos, galinhas... À noite, eram silenciosas e muito escuras: não havia iluminação pública." (Clark, Peter. O Ocidente renasce. In: Evolução das cidades. Rio de Janeiro, Abril Livros/ Editora de Time-Life, 1993, p.98-102 (texto adaptado)).


Após o século XI os burgos, assim como o comércio passarão por um processo de expansão, que resultará no enriquecimento da burguesia e na perda de poder  da nobreza. Mas esses são temas para as próximas aulas!

Abaixo postamos algumas imagens para você relembrar os aspectos estudados:


Identifique na imagem e registre em seu caderno as características do representante do Clero, da Nobreza e do Camponês.
O trabalho no campo. Identifique e registre em seu caderno algumas atividades executadas pelos camponeses e as ferramentas utilizadas por eles.

Que esporte está sendo praticado? Que grupo social o praticava?

As cidades medievais. Como eram as cidades medievais? Qual grupo social se originou nela? Qual atividade econômica eles desempenhavam?


Para saber mais (texto relacionado, de autoria do Prof. João Luís de Almeida machado): http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=182

4 comentários:

  1. boa noite prof rodolfo o centeio é um grão q serve para fazer cervja e muitas outras coisas é muito. bom final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neli,

      Está corretíssima, enfim descobrimos para que serve o centeio.

      "O centeio (Secale cereale L.) ocupa o oitavo lugar, em área, entre os cereais. No mundo, é cultivado especialmente no centro e no norte da Europa, em climas frios ou secos, em solos arenosos e poucos férteis. Rússia, Polônia, Alemanha, Belarus e Ucrânia, os países que mais cultivam centeio, juntos, respondem por 81% da área mundial. Somente a Rússia e a Polônia representam 56%, ou aproximadamente três quintos, da área (FAO, 2004). Nesses países, predominam cultivares de hábito invernal, e a cultura destina-se a alimentação humana e animal e a adubação verde. Na Alemanha, por exemplo, dois terços dos pães consumidos são produzidos com farinha de centeio." (http://www.cnpt.embrapa.br/culturas/centeio/index.htm)

      Parabéns e obrigado pelas informações,

      Bom final de domingo e grande abraço.

      Excluir
  2. Foto do grão do centeio: http://www.google.com.br/imgres?q=centeio&hl=pt-BR&client=firefox-beta&hs=Grp&sa=X&rls=org.mozilla:pt-BR:official&channel=fflb&biw=1920&bih=951&tbm=isch&prmd=imvnse&tbnid=2P5tzHI4xdAD2M:&imgrefurl=http://cogumelosmagicos.org/comunidade/wiki/centeio/&docid=quFXut12zOXtyM&imgurl=http://cogumelosmagicos.org/comunidade/attachments/centeio-02-jpg.24361/&w=520&h=390&ei=UcNsT--ME4LX0QGkmfn7Bg&zoom=1&iact=hc&vpx=436&vpy=179&dur=4826&hovh=194&hovw=259&tx=113&ty=103&sig=102337647742942615662&page=1&tbnh=121&tbnw=162&start=0&ndsp=47&ved=1t:429,r:2,s:0

    ResponderExcluir
  3. Foto da planta do centeio: http://www.google.com.br/imgres?q=centeio&hl=pt-BR&client=firefox-beta&hs=Grp&sa=X&rls=org.mozilla:pt-BR:official&channel=fflb&biw=1920&bih=951&tbm=isch&prmd=imvnse&tbnid=XRE_RweMfika8M:&imgrefurl=http://www.infoescola.com/plantas/centeio/&docid=KXXf-miRxlRZSM&imgurl=http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/11/centeio.jpg&w=500&h=375&ei=UcNsT--ME4LX0QGkmfn7Bg&zoom=1&iact=hc&vpx=262&vpy=179&dur=2157&hovh=194&hovw=259&tx=102&ty=102&sig=102337647742942615662&page=1&tbnh=121&tbnw=162&start=0&ndsp=47&ved=1t:429,r:1,s:0

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.