18.3.12

Revolução Americana: Independência dos E.U.A

No século XVIII, a América estava colonizada pelas metrópoles europeias. O objetivo do continente americano era pagar tributos (impostos) e fornecer matérias primas para as coroas do "Velho Continente". (Portugal, Espanha, França, Inglaterra).

Mas esse regime desigual, predatório e opressor explorava a América e os americanos, ao mesmo tempo beneficiava os comerciantes, nobres e príncipes da Europa, não duraria para sempre. Entre os colonos começava a nascer o sentimento de revolta e o desejo de liberdade e autonomia.

Além disso, os americanos letrados recebiam e discutiam as ideias Iluministas importadas da Europa, que, dentre tantos assuntos, falavam sobre os direitos naturais do Homem, como a liberdade e igualdade. Alguns pensadores iluministas também defendiam a ideia da democracia e do liberalismo econômico, conceitos que contrariavam o sistema colonial e a exploração que uma nação exercia sobre outra.

Essas ideias de liberdade favoreceram ainda mais o sentimento de revolta nas pessoas, e por isso os protestos e as lutas contra o Regime Colonial iniciaram.

Em 04 de julho de 1776 as Treze Colônias inglesas na América do Norte uniram-se para enfrentar a Coroa inglesa e tornaram-se a primeira nação inpendente do continente Americano.

A conquista dos americanos no norte serviu de exemplo para todo o mundo, abalou o sistema colonial predatório e explorador, motivou os franceses a enfrentarem e derrubarem o absolutismo real em 1789 e a independência do Brasil, em 1822.

Esta é matéria que estamos estudando no 8º ano do Ensino Fundamental, na E. E. Luiz Salgado Lima. Para saber mais, leia o slide abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.