15.5.22

Humanidades e Ciências Sociais (HCS): Identidade



O que é Identidade?

O conceito de identidade é bastante utilizado na área de Ciências Humanas e é recorrente no trabalho de antropólogos, psicólogos, historiadores e pesquisadores da área interdisciplinar de Estudos Culturais.

A noção de identidade é muito abrangente e se desdobra em diversos conceitos, como identidade étnica, identidade nacional, identidade social entre outros.

A identidade, basicamente, constitui um repertório de representações que caracterizam os indivíduos e definem o seu comportamento. No Brasil, por exemplo, temos dentro do mesmo território grupos identitários muito distintos, os quais estão conectados por seus projetos em comum. Vejamos o caso do movimento indígena brasileiro. 
Índios reunidos em Brasília (DF).

Pense nos povos indígenas, o que os une? Eles possuem um passado em comum? Compartilham os mesmos valores? Têm as mesmas aspirações e projetos para o futuro?

Se as respostas forem sim, isso significa que o grupo dos índios que vivem no Brasil possuem uma identidade semelhante, eles podem ter suas diferenças culturais, mas há um conjunto de características que os aproxima e marca sua identidade social e cultural.

Você já ouviu alguém dizer que o Brasil é a "terra do futebol"? Essas máximas são exemplos de identidade que podem ou não corresponder à realidade. Para muita gente, aqueles que gostam de futebol, o país pode mesmo ser a terra do jogo criado pelos britânicos. 



Para aqueles que não acompanham e nem se interessam pelo esporte o rótulo de "terra do futebol" não faz o menor sentido. É preciso tomar cuidado com as generalizações, pois as diferenças regionais, étnicas e sociais não comportam simplificações. Há múltiplas identidades convivendo num mesmo território que precisam ser consideradas e levadas em consideração nos estudos de Ciências Humanas e Sociais. 

Nós, estudantes do ensino médio, possuímos identidade? Quem somos? O que pensamos a respeito do nosso futuro? Afirmações genéricas, como "terra do samba", "país tropical" e "terra do futebol" são capazes de explicar toda a realidade brasileira? Elas constituem de fato toda a identidade nacional? 

Atividade para reflexão

1. Quais aspectos da identidade brasileira a música destaca?
2. Você concorda com as afirmações feitas nas duas estrofes iniciais? Justifique.
3. Qual o problema que a música destaca? 
4. Aponte as causas e sugestões que poderiam solucionar os problemas apontados na música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.