19.5.22

A revolução cubana

Olá! Essa é minha chave Pix: 325cd79f-5e4c-443f-9297-b055894ab986. Use ela para me enviar pagamentos em qualquer horário, sem taxas.

. Cuba alcançou sua independência tardiamente, em 1898, após sair vitoriosa do conflito contra a Espanha. 

. Os EUA apoiaram a luta de independência dos cubanos e enviaram tropas para a ilha, pois tinham o interesse em afastar a influência das potências europeias do continente americano. 

. Em 1901, os norte-americanos aprovaram a Emenda Platt que autorizava intervenção política e militar na ilha para protegê-la de ameaças externas. 
. A intervenção norte-americana em Cuba foi questionada por políticos e intelectuais cubanos contrários a submissão dos interesses nacionais.
A economia cubana dependia,  essencialmente, da produção e venda do açúcar para os EUA. 
. Em 1952, Fulgêncio Batista, tomou o poder e impôs a ditadura em Cuba. 

Em 26 de julho de 1953, um grupo de jovens tentou derrubar o governo, entre eles estava Fidel Castro. O ataque foi repelido, alguns rebeldes morreram outros foram presos ou banidos do país. 
. Fidel Castro exilou-se no México, onde conheceu o argentino Ernesto Che Guevara. Che Guevara juntou-se à Castro para lutar contra a ditadura de Batista.
. Em 1956, um grupo armado desembarcou na ilha (Movimento 26 de Julho) para confrontar as tropas do governo. Escondidos em Sierra Maestra, os guerrilheiros estabeleciam bases de onde partiam para combater e atacar o exército. 
. O Movimento conquistou vitórias e conseguiu apoio de oposicionistas ao governo de Fulgêncio Batista. Em 1959, o ditador fugiu de Cuba.
Em seguida, os guerrilheiros entraram triunfalmente na capital, Havana.

. Fidel Castro assumiu o poder e permanecerá no comando até 2008.
. No governo  Fidel Castro promoveu reformas sociais: distribuiu terras para os camponeses e nacionalizou empresas estrangeiras.
. As nacionalizações colidiram com os interesses econômicos norte-americanos e afetaram suas empresas na ilha, gerando um afastamento de Cuba e E.U.A.
. Fidel Castro, em plena Guerra Fria, entrou em contato com os soviéticos, os quais passaram a fornecer petróleo e armas para Cuba, além de comprar o açúcar cubano.


. Em 1961, o governo norte-americano rompeu relações diplomáticas com Cuba.
. No mesmo ano, um grupo de guerrilheiros que vivia exilado na Flórida desembarcou na Baía dos Porcos com o objetivo de derrubar o governo de Castro. Porém, não tiveram sucesso. 
. Fidel Castro aproximou-se mais da U.R.S.S e declarou o caráter socialista da revolução.
. 1962: ocorreu a crise dos mísseis. A U.R.S.S instalou mísseis em Cuba. Os E.U.A. descobriram e o mundo ficou próximo de uma guerra entre as duas superpotências. O conflito foi evitado após negociação dos líderes John Kennedy e Nikita Kruschev. 


Os mísseis foram retirados, e os norte-americanos comprometeram-se a não tentar nova intervenção armada contra Cuba.
. Para consolidar o regime cubano, houve perseguição aos opositores e a produção cultural passou a ser controlada pelo governo.
. Com o fim da U.R.S.S em 1991 Cuba perdeu muito do apoio financeiro e político que recebera. Assim, buscou-se a alternativa de explorar o turismo e abrir a economia para a entrada de capitais estrangeiros, principalmente espanhóis e franceses.
. Raúl Castro, irmão de Fidel, assumiu o poder em 2008 e um processo de reaproximação com os E.U.A foi iniciado. Em 2014, as relações diplomáticas entre os dois países foram restabelecidas, o que permitiu a assinatura de alguns acordos comerciais. Em 2016, o presidente Obama visitou Havana, sendo o primeiro presidente estadunidense a viajar para Cuba desde o início da Revolução. 
Raúl Castro e Barack Obama (2016).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.