18.5.22

Avaliação: Questões sobre a Revolução Russa (1917) e o Estado Totalitário - Stalinismo

Olá! Essa é minha chave Pix: 325cd79f-5e4c-443f-9297-b055894ab986. Use ela para me enviar pagamentos em qualquer horário, sem taxas.

Atividades sobre a Revolução Russa de 1917 e Estado Totalitário Stalinista (1924-1953).

1. Observe e analise a imagem a seguir:
Camarada Lênin limpa o lixo da Terra. Viktor N. Deni. Litografia colorida, 1920.

Agora responda:

a) Quais grupos sociais foram representados como lixo? Por que?
b) Que grupo social protagonizou a Revolução de Outubro de 1917? Cite as mudanças política e socioeconômicas que ocorreram na Rússia após o êxito do movimento.

2. (Unicamp – SP) “Em 1924, após a morte de Lenin, dois dos mais destacados dirigentes do Partido Bolchevique opuseram-se: para Trótski, tratava-se de defender a revolução permanente; para Stalin, tratava-se de defender o socialismo em um só país. Stalin venceu a disputa e, a partir de então, a figura de Trótski foi sendo progressivamente retirada dos documentos soviéticos”

a) Transcreva o trecho que explica a divergência entre Trótski e Stalin;
b) Explique por que o estalinismo precisou varrer a imagem de Trótski da história soviética.

3. (PUC-RS) Em 1917, liderados por Lênin e Trótski, os bolcheviques ganharam popularidade com as Teses de Abril, enunciadas na plataforma "paz, terra e pão", que propunha:a) a manutenção da Rússia na Primeira Guerra Mundial, a conquista da Manchúria e a formação dos sovietes.b) a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, a instauração de uma monarquia parlamentar e a formação da Guarda Vermelha. c) a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial, a instalação da ditadura do proletariado e a adoção de uma nova política econômica (a NEP).d) a manutenção da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o domínio dos estreitos de Bósforo e Dardanelos e a formação de um parlamento (Duma). e) a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, a divisão das grandes propriedades entre os camponeses e a regularização do abastecimento interno.4. (UFRJ) Leia o texto a seguir.


Em 1921, o problema nacional central era o da recuperação econômica – o índice de desespero do país é eloquente: naquele ano, 36 milhões de pessoas não tinham o que comer. Nas novas e ruinosas condições da paz, o “comunismo de guerra” revelava-se insuficiente: era preciso estimular mais efetivamente os mecanismos econômicos da sociedade. Assim, ainda em 1921, no X Congresso do Partido, Lenin propõe um plano econômico de emergência: a Nova Política Econômica.

Fonte: NETO, J. P. O que é Stalinismo. São Paulo: Brasiliense, 1981.

Sobre a chamada Nova Política Econômica é correto afirmar que

a) ela reintroduziu práticas de exploração econômica anteriores à Revolução Russa de 1917 que se traduziram num abandono temporário de todas as transformações socialistas já feitas e um retorno ao capitalismo.
b) ela consistiu na manutenção de elementos econômicos socialistas, na organização da economia (como o planejamento) e na permissão para o estabelecimento de elementos capitalistas por meio da livre iniciativa em certos setores.
c) ela significou fundamentalmente uma reforma agrária radical que promoveu a coletivização forçada das propriedades agrárias e a construção de fazendas coletiva, os Kolkhozes.
d) seu resultado foi catastrófico, mesmo permitindo a volta controlada de relações capitalistas na economia, já que ela ampliou ainda mais o nível de desemprego e produziu fome em grande escala.
e) ela significou, com a abertura para o capitalismo, um aumento substancial da produção industrial, mas, ao mesmo tempo, por ter retirado todos os incentivos anteriormente concedidos à produção agrícola, foi a razão da ruína do campo.


5. (Ufjf) Sobre o contexto social da Rússia, anterior à Revolução Bolchevique de 1917, é incorreto dizer que:

a) a grande massa da população era camponesa, reflexo das condições econômicas e sociais anteriores, havendo grande concentração fundiária nas mãos de poucos.
b) a industrialização estava restrita a poucas cidades, como Moscou e São Petersburgo, e fora financiada, em grande parte, pelo capital europeu ocidental.
c) apresentava uma burguesia forte e organizada, com um projeto revolucionário amadurecido, que defendia, entre outros aspectos, a criação de uma República no lugar do governo czarista.
d) o proletariado enfrentava péssimas condições de vida nas cidades, fruto dos baixos salários, mas dispunha de um certo grau de organização política, que possibilitava sua mobilização.
e) após o fim da servidão, houve uma intensa migração do campo em direção à cidade, contribuindo para o aumento da mão-de-obra disponível, que seria direcionada, em grande parte, para a indústria.


6. Considere as afirmações sobre a Revolução Russa de 1917 e seus desdobramentos.

I - Após a chamada “Revolução de Fevereiro”, de 1917, e a abdicação do czar Nicolau II, foi instaurado um regime parlamentar liberal, mais tarde removido pela Revolução Bolchevique de outubro do mesmo ano.

II - Durante a guerra civil que se seguiu à Revolução, os Estados Unidos e as principais potências europeias apoiaram a luta dos bolcheviques contra os chamados “brancos” contrarrevolucionários.

III - Nos grandes expurgos da década de 1930, muitos dos “velhos bolcheviques”, antigos revolucionários aliados de Lênin, foram removidos do poder e executados a mando de Josef Stalin.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.

7. (UFRRJ)
"DECRETO SOBRE TERRAS DA REUNIÃO DOS SOVIETES DE DEPUTADOS OPERÁRIOS E SOLDADOS.
26 de outubro (8 de novembro) de 1917

Fica abolida, pelo presente decreto, sem nenhuma indenização, a propriedade latifundiária. 2) Todas as propriedades dos latifundiários, bem como as dos conventos e da igreja, acompanhadas de seus inventários, construções e demais acessórios ficarão a disposição dos comitês de terras e dos Sovietes de Deputados Camponeses, até a convocação da Assembleia Constituinte. 3) Quaisquer danos causados aos bens confiscados, que pertencem, daqui por diante, ao povo, é crime punido pelo tribunal revolucionário. Presidente do Soviete de Comissários do Povo - Vladimir Ulianov - Lênin".
(ln: NENAROKOV, A. P. 1917: "a Revolução mês a mês". Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1967. p.169.)

A edição deste decreto pelo novo governo revolucionário russo imediatamente após a tomada do poder exprime a necessidade de
 
a) explicitar o caráter camponês da Revolução Russa.
b) dar a burguesia russa uma garantia de que seus bens e propriedades permaneceriam intocados.
c) enfraquecer o poder dos antigos latifundiários e ganhar a imensa massa camponesa russa para a causa da Revolução, garantindo seu acesso à terra a partir de uma reforma agrária.
d) permitir aos antigos proprietários das terras, a nobreza expropriada pela Revolução de fevereiro de 1917, a retomada de seus direitos.
e) garantir a propriedade privada da terra para os novos detentores do poder, os Sovietes de Deputados e Camponeses.

8. (PISM.UFJF) Neste ano de 2017, a Revolução Russa completa 100 anos. Leia os textos abaixo e, em seguida,  responda às questões propostas: 

TEXTO 1 

“A história do Breve Século XX não pode ser entendida sem a Revolução Russa e seus efeitos diretos e indiretos” 

(HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p.89).

TEXTO 2 

“Pouco depois da unificação de Berlim [1989], todos os monumentos dedicados a recordar a memória de Lênin desapareceram da cidade, incluindo um busto esculpido em mármore que decorava a entrada principal da suntuosa Embaixada russa na avenida Unter den Linden”. 
Fonte: “Berlim proíbe desenterrar Lênin”. https://goo.gl/waW1qT

TEXTO 3 

“Há um novo apelo pela União Soviética. Pelo culto a Stálin. Metade dos jovens de dezenove a trinta anos consideram Stálin ‘um grande político’. (...) Tudo que é soviético está de novo na moda. Na televisão, dezenas de programas, e na internet dezenas de sites de nostalgia ‘soviética’. 
(ALEKSIÉVICTH, Svetlana. O fim do homem soviético. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p.29). [livro originalmente publicado em 2013]

a) Cite e analise UM dos efeitos globais da Revolução Russa de 1917 no século XX. 

b) Comparando-se os fragmentos de textos 2 e 3, identifique UMA diferença envolvendo os modos de se interpretar a Revolução Russa ao longo dos séculos XX e XXI. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.