12.4.22

Humanidades e Ciências Sociais (HCS): Choque cultural



O choque cultural ocorre quando indivíduos pertencentes a culturas diferentes entram em contato uns com os outros. 
Tal encontro gera um estranhamento que pode ser superado ou visto como um empecilho que irá distanciar os povos e culturas distintas.

Vejamos o exemplo de choque cultural através da análise de duas obras cinematográficas. [Cuidado, tem spoilers adiante].
A primeira é o filme "1492 - a conquista do paraíso", o qual narra a viagem de Cristóvão Colombo que resultou na chegada do genovês à América.


Ao chegar no "novo mundo", os europeus encontraram os povos nativos, os quais chamaram de índios.




Após o encontro, sabemos o que houve... a dominação e a eliminação sistemática dos povos indígenas pelo dominador europeu.

O outro filme é "O último samurai", um longa-metragem que busca reproduzir nas telas o esforço do Japão na segunda metade do século XIX para se modernizar e implantar o capitalismo no seu território. 



A modernização japonesa passava pela mudança de "velhos" costumes e tradições e a adoção de novos hábitos copiados da Europa e dos E.U.A. 




O conflito gira em torno do esforço de um grupo de samurais que não queriam abrir mão de sua identidade e de suas raízes frente àqueles que pretendiam modernizar o país, construindo ferrovias e adotando alguns dos costumes do Ocidente,  como roupas, armas e bebidas. Os samurais se rebelam e passam a enfrentar as tropas imperiais treinadas por mercenários norte-americanos.

Se o choque cultural pode desdobrar-se em um conflito, também é possível que, após o estranhamento, os povos se respeitem e consigam conviver harmonicamente. Como estamos explorando a ideia de choque cultural aplicada ao cinema, citamos o exemplo do filme "Robinson Crusoé". O filme tem como protagonista um europeu do século XVII, ele sofre um naufrágio e acaba numa ilha deserta. 


Na ilha, Crusoé encontra um "selvagem" com quem não se entende e busca submetê-lo fazendo com que abandone suas crenças e costumes nativos. Passado algum tempo, Crusoé e seu companheiro se entendem, começam a trabalhar juntos e constroem uma bela amizade. 

E você, como se comporta quando se depara com pessoas com culturas diferentes, como migrantes, povos indígenas, ciganos e estrangeiros, por exemplo? Você procura compreender as diferenças, tem respeito pela diversidade ou julga e critica as culturas e costumes alheios sem antes procurar entendê-los?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.