12.4.22

Stalinismo e o regime totalitário soviético


  • Após a morte de Vladmir Lenin, Josef Stalin assumiu o poder da URSS e iniciou seu governo ditatorial. O regime totalitário stalinista começou em 1924 e durou até 1953, quando o líder soviético faleceu.
Josef Stalin tornou-se um dos homens mais poderosos do século XX.
  • Stalin estabeleceu como objetivos, dentre outros, expandir os limites territoriais da URSS e fortalecer sua economia, por meio da industrialização. A expansão territorial ocorreu através do domínio de regiões periféricas; já o crescimento econômico se deu por meio dos planos quinquenais com metas para o setor industrial, planificação da economia e um enorme esforço humano para alcançar os objetivos do Estado soviético.
  • Para evitar qualquer oposição ao seu governo, Stalin perseguiu e eliminou os seus opositores, promovendo prisões, torturas e assassinatos. Os números de mortos na ditadura stalinista não são confiáveis, devido a falta de documentos, mas sabe-se que foi um regime violento e brutal.
  • Foram criadas prisões na Sibéria para encarcerar os inimigos políticos do Estado - os Gulags.
Nos Gulags, os prisioneiros estavam sujeitos ao trabalho forçado.
  • A polícia de Stalin vigiava a população e sufocava qualquer opositor ao stalinismo, tal força chamava-se Checa, e depois tornou-se a KGB. Além da forte repressão policial, Stalin investiu na propaganda e no culto de sua imagem como grande líder.
Propaganda Oficial: cartazes exaltavam a figura de Stalin como grande líder dos soviéticos.

  • A cultura também sofreu forte controle estatal e a arte e os meios de comunicação eram censurados. As produções culturais deveriam atender aos ditames da ideologia dominante, valorizando os temas principais, como o trabalho, a família, o socialismo e os seus líderes. 
Soldado, operário e camponês juntos derrubam a coroa do Czar.

  • Se por uma lado o governo de Stalin contribuiu para transformar a URSS em uma potência econômica e militar em sua época, por outro o regime autocrático soviético só conseguiu tais avanços às custas da eliminação de opositores e indivíduos considerados "inimigos" do Estado - uma ditadura sangrenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.