3.4.22

Humanidades e Ciências Sociais (HCS): Cultura




O que é Cultura?

Trata-se de um dos conceitos mais importantes nas Ciências Humanas. O conceito tem significados muito amplos e diversos, o mais comum define a cultura como:

"abrange todas as realizações materiais e os aspectos espirituais de um povo. Ou seja, em outras palavras, cultura é tudo aquilo produzido pela humanidade, seja no plano concreto ou no plano imaterial, desde artefatos e objetos até ideias e crenças"(Dicionário de conceitos históricos, 2005, p. 85).

Arcos da Lapa (RJ): exemplo de manifestação concreta da cultura.

Frevo: dança típica de Pernambuco, patrimônio cultural imaterial.


No início do século XX havia estudiosos da cultura que defendiam  a teoria evolucionista, influenciados pelo pensamento de Charles Darwin. As culturas também estariam sujeitas à evolução e as culturas dos países do Ocidente seriam aquelas que teriam alcançado o estágio mais avançado. Assim, povos indígenas e do continente africano, por exemplo, eram vistos como portadores de culturas inferiores. Essa hierarquização denomina-se etnocentrismo, uma ideia que alimentou preconceitos e serviu como justificativa para exploração e expansão do imperialismo em diversas partes do mundo. 

Franz Boas, um antropólogo teuto-americano, contribuiu muito para o estudo da cultura ao fazer criticas à ideia vigente em sua época de que havia uma hierarquia entre as culturas. Boas acreditava que devido à diversidade cultural e aos múltiplos fatores históricos que contribuem para a formação das culturas, não caberia uma julgar a outra.

O estudioso brasileiro, Alfredo Bosi, estudou a etimologia do conceito cultura e identificou sua origem no verbo latino colo, que significa eu ocupo a terra. Passando o verbo para o futuro o significado é o que ser quer cultivar. O cultivo não se restringe à agricultura, mas à transmissão de valores e saberes geração após geração.

A educação escolar: exemplo de transmissão de conhecimento.


A cultura, portanto, seria um meio do povo garantir a sobrevivência das próximas gerações, transmitindo para elas conhecimentos, técnicas e valores necessários para a vida em sociedade. É a cultura que nos permite viver em sociedade, pois através dela nos adaptamos ao meio social e natural, criamos linguagem, estabelecemos redes de comunicação e normas de comportamento individual e no convívio em grupo.

Por isso que pessoas de diferentes culturas, ao se encontrarem, podem sofrer um choque cultural, isto é, não compreender os costumes umas das outras. Para nós, Ocidentais, não é comum que as mulheres cubram todo o corpo, deixando apenas  os mãos e olhos descobertos, como ocorre com as mulheres que vivem em alguns países islâmicos. Para as mulheres muçulmanas, o cotidiano de uma mulher ocidental acostumada a se vestir como camiseta e minissaia também deve ser chocante.  


Importante: todo povo tem sua cultura, toda cultura tem sua própria história, são dinâmicas e estão em constante transformação ao longo do tempo. As transformações também ocorrem quando há interação entre povos diferentes.
Exemplo: o Brasil é um país multicultural, devido ao seu passado colonial, herdou influências de diferentes culturas - indígena, europeia e africana. Tal diversidade se manifesta nos hábitos alimentares, no vocabulário e nas práticas religiosas.

Por fim, as produções artísticas e intelectuais também são consideradas "cultura". Logo, podemos falar em cultura erudita, cultura popular.

Referências Bibliográficas 

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.