2.9.15

Enquete encerrada

O blog Acrópole - História & Educação perguntou: o que você achou do acordo entre o governo de Minas e o sindicato dos educadores?


O acordo selado entre as partes estabeleceu o pagamento do Piso salarial do magistério, em três anos.

Foto: Portal G1.

Portanto, a lei federal de 2008 só será efetivamente cumprida em 2017. "Antes tarde do que nunca", diz o ditado popular. Mas os educadores não pensam bem assim.

Os visitantes responderam à enquete e os resultados foram os seguintes:

  • Bom = 10%
  • Poderia ter sido melhor = 19%
  • Razoável = 13%
  • Não atende às demandas da categoria = 56%

As insatisfações dos trabalhadores em Educação são inúmeras e se acumularam ao longo da última década, quando Minas Gerais foi governada por Aécio-Anastasia.

O choque de gestão dos tucanos para os educadores foi uma política de arrocho salarial, precarização do plano de carreira e falta de investimentos na Educação.

Cabe ao governo eleito, que tem vários apoiadores na direção do Sindicato, trabalhar para solucionar as inúmeras deficiências deixadas pela gestão anterior.


Há graves problemas na Educação: aumento da violência no âmbito escolar, assédio moral no trabalho, urgência em democratizar a gestão das escolas e garantir a melhoria das condições de trabalho. Esses temas tão relevantes nem sempre estão entre as prioridades do Sindicato, tampouco estão na agenda do governo, pelo menos não saíram do papel.


O acordo assinado em Maio deste ano ainda está longe de atender as demandas da categoria. Pagar o piso ao final de três anos e manter o plano de carreira nos moldes do subsídio imposto pelos antigos mandatários é muito pouco.

Nós queremos e precisamos de mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.