8.9.15

A mídia e a ditadura da beleza

Você se deixa influenciar por tudo que é divulgado pela mídia?

A mídia exerce algum tipo de interferência sob sua forma de pensar e de agir?

Quais são as consequências que a imposição de valores traz para a vida das pessoas? 

É sobre essas questões que pretendemos refletir nesta postagem, então vamos começar o trabalho!

A sociedade contemporânea é bombardeada, diariamente, por informações provenientes de vários meios de comunicação - televisão, revistas, jornais e internet.

Em grande parte, o conteúdo veiculado divulga modelos e padrões que procuram homogeneizar a sociedade. É o caso, por exemplo, das publicações, impressas ou virtuais, que tratam sobre saúde e beleza.

Há revistas, sites e blogs da internet que mostram homens e mulheres considerados belos, saudáveis e bem sucedidos. 
Dessa forma, o sucesso, a felicidade e a ascensão social estão diretamente relacionados ao fato do indivíduo ter o corpo perfeito.

Mas quem estabelece o que é perfeito ou imperfeito
As revistas, os repórteres, as telenovelas, as propagandas, enfim a mídia que diz para o público o que ele precisa fazer para obter a perfeição.




Essas publicações informam o necessário para ter o corpo perfeito: muitas horas de academia, dietas rigorosas, roupas certas e produtos de beleza.
Quem não puder frequentar a academia, tem a opção de se exercitar em casa e há vários canais no Youtube que auxiliam nessa parte. Caso a dieta não funcione, pode recorrer aos suplementos, pílulas e remédios que ajudam a perder peso. E por fim, há a opção radical de consultar um médico para fazer uma cirurgia plástica e deixar o corpo tão lindo quanto o da moça na capa da revista!

Essas publicações não respeitam a singularidade das pessoas e não se preocupam com a saúde e a beleza interior dos indivíduos. Na sociedade de consumo ter é mais importante do que ser, não importa a qual preço. 




Muita gente aceita a imposição de valores por parte da mídia e acaba infeliz consigo mesma, insatisfeita com o seu corpo.
Por isso, inúmeras pessoas começam a praticar esportes, muitas vezes sem o acompanhamento adequado, aderem às dietas "milagrosas" e, quando não conseguem o resultado esperado, se tornam depressivas e até fazem cirurgias plásticas.

Em 2013, o Brasil foi o campeão internacional de cirurgias plásticas, superando os EUA, com um total 1,49 milhões de intervenções. Entre as mais procuradas estão a lipoaspiração e o aumento dos seios. (http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/07/brasil-se-torna-pela-primeira-vez-lider-em-cirurgias-plasticas-diz-organizacao.html).

Os adolescentes são aqueles que se deixam seduzir mais facilmente pela propaganda em massa da mídia. Os jovens são presas fáceis da publicidade, pois se preocupam em demasia com a aparência e enxergam como um requisito para ter aceitação social.

Assim eles acabam desenvolvendo doenças como a bulimia e a anorexia, dentre outras patologias que provocam graves danos à saúde.




Muitos não percebem que por trás da indústria da beleza está a lógica do mercado.



Marcas de roupas, suplementos alimentares, cosméticos, clínicas estéticas e redes de academias utilizam os padrões de beleza para vender seus produtos e serviços. 

A estratégia tem dado certo, um exemplo é o crescimento do mercado de suplementos. No Brasil, esse segmento movimenta mais de 1 bilhão de reais por ano. Para emagrecer e criar músculos rapidamente, os jovens usam os suplementos sem se preocupar com os riscos para a saúde.  

Inconsequentes ou mal informados, os usuários não se preocupam com o fato de os médicos alertarem que os suplementos alimentares trazem mais prejuízos do que benefícios para o corpo. (http://www.brasil.gov.br/saude/2012/07/consumo-de-suplemento-alimentar-pode-causar-danos-a-saude-alertam-autoridades)


Conclusão

Devemos encarar a mídia com criticidade e não aceitar passivamente suas imposições.

As revistas só mostram pessoas magras, "bonitas", "felizes", brancas e ricas, mas isso não significa que os outros são menos importantes só porque não se parecem com o modelo que a sociedade cultua como o ideal.

Precisamos praticar esportes sim, mas por lazer e em prol da saúde. Alie isso a uma alimentação equilibrada para ter mais qualidade de vida, o que possibilitará a cada um almejar o sucesso profissional e a felicidade.





Por trás de toda a publicidade que envolve o mercado da beleza há uma indústria bilionária. Aqui o dinheiro fala mais alto e o bem estar das pessoas fica apenas em segundo plano.

Portanto, todo cuidado é pouco para não seguir por um caminho que não vai te levar a lugar algum. Então aprenda a aceitar a si mesmo e seja feliz como você é. 

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