Foi sancionada pelo prefeito de Leopoldina a Lei nº 4.180, em 27 de maio 2014, denominada Vitalino Duarte, a qual poderá fomentar a cultura da cidade.
Denominar a Lei de incentivo à Cultura com o nome do Mestre Vitalino (1932-2003) foi uma escolha acertada, tendo em vista que o ilustre personagem dedicou boa parte de sua vida na promoção de eventos, como o Carnaval, o Folclore e festas populares realizadas no município.
Esperamos que a legislação contribua para democratizar o acesso à Cultura e que ela reconheça e incentive as mais variadas manifestações culturais existentes em Leopoldina. Que seus efeitos não fiquem restritos aos nobres salões, mas que atinjam a toda comunidade leopoldinense, inclusive as áreas menos favorecidas do ponto de vista social e econômico.
É importante lembrar que a Cultura é multifacética, não comporta hierarquias e barreiras socioeconômicas, está em toda parte, na História dos bairros e das comunidades, nas receitas culinárias tradicionais, nos festejos, nas danças típicas, na música, enfim, ela é o resultado da interação das pessoas entre si e com o meio em que vivem ao longo do tempo.
Portanto, políticas públicas que preveem o investimento em Cultura, como a Lei Vitalino Duarte, ajudam a combater a violência e a exclusão, na medida em que promovem o desenvolvimento social, além de valorizar e reconhecer o trabalho e o esforço daqueles que se dedicam à preservação do maior patrimônio de um povo - sua identidade cultural.
Leia mais sobre a Lei Vitalino Duarte no site abaixo: