20.11.13

Leopoldinenses na FEB (1943-1945)

"Mais fácil uma cobra fumar, do que o Brasil participar da guerra."

Essa frase era repetida por alguns, por volta dos anos de 1943-1944 no país, quando havia a possibilidade do Brasil participar da Segunda Guerra Mundial, lutando ao lado das forças aliadas contra o eixo nazifascista.

Distintivo dos combatentes da FEB.

Em 1942, o Brasil declarou guerra aos alemães após o torpedeamento de navios mercantes brasileiros por submarinos da Alemanha.

O Brasil foi à guerra e a cobra fumou... 
A partir de então, cobra fumando tornou-se o símbolo da Força Expedicionária Brasileira, organizada em 1943 e enviada à Itália em julho de 1944, para combater as tropas do Eixo (Alemanha, Itália e também o Japão). 
Tropas brasileiras desembarcando em Nápoles, 1944.
A FEB recebeu suporte dos E. U. A, cujo exército ajudou a treinar alguns dos oficiais brasileiros e forneceu armas e equipamentos modernos para os nossos combatentes.  
Além disso, o presidente Getúlio Vargas obteve apoio financeiro dos norte-americanos para construir uma grande siderúrgica, a CSN em Volta Redonda (RJ).

O comando da FEB foi entregue ao general de divisão João Batista Mascarenhas de Moraes, que comandou cerca de 25 mil soldados em combates travados contra as forças alemãs que ocupavam a Itália.

Os principais combates da FEB ocorreram na montanhosa região dos apeninos, em Monte Castelo, um lugar bem guarnecido pelos nazistas, entre novembro de 1944 e fevereiro de 1945.
Os pracinhas da FEB, além de ter que enfrentar os morteiros e as metralhadoras dos soldados alemães e toda sua experiência de combate, precisaram resistir ao frio, que atingia -20º C! 
Depois de alguns ataques brasileiros frustrados pela defesa alemã, a FEB conseguiu, em 21 de fevereiro de 1945, tomar Monte Castelo atacando pelos flancos, sendo apoiada pelos fogos da Artilharia. 
Soldados da FEB realizando patrulha na Itália.
As tropas brasileiras cumpriram outras missões na Itália, chegaram a capturar uma divisão inteira do exército alemão, que tinha mais de 14 mil soldados. Elas encerraram sua participação na Segunda Guerra Mundial demonstrando muita bravura. 
No dia 08 de maio de 1945 a Alemanha assinou sua rendição e a guerra na Europa havia cessado.

A FEB perdeu 454 homens em combate. Quando os expedicionários retornaram ao Brasil, no início de agosto de 1945, foram recebidos pelo povo como heróis. 
A FEB desfila no Rio de Janeiro após seu retorno, em 1945.
A força militar brasileira que lutou contra o totalitarismo na Europa, acabou precipitando a queda de Getúlio Vargas e o fim de um regime ditatorial que havia sido iniciado em 1937. 

Em Leopoldina (MG), temos uma rua importante, no bairro Bela Vista, dedicada aos valentes soldados que lutaram na sangrenta guerra. Trata-se da Avenida dos Expedicionários, cujo nome faz menção à força de  guerra criada pelo presidente Getúlio Vargas.

Na dita avenida também há uma placa com o nome dos combatentes leopoldinenses que foram recrutados pela FEB, portanto, foram para a Itália enfrentar os nazistas e ajudaram a livrar a Europa da tirania de Adolf Hitler.

Os alunos da turma 9º 3 da E. E. Luiz Salgado Lima visitaram o lugar e pesquisaram os nomes dos combatentes leopoldinenses. Veja os nomes abaixo e conheça alguns dos heróis de nossa cidade:

Aloísio Soares Fajardo
Antônio Vargas Ferreira Filho
Celso Capdevile
Dermeval Vargas
Felício Meneghite
Geraldo Gomes de Araújo Porto
Jair Vilela Ruback
João Zangirolani
José Anzolin
Lair Reis Junqueira
Adilson Machado*
Pedro Medeiros
Paulo Monteiro de Castro
Wenceslau Werneck



Parabéns a todos os alunos pelo empenho nesta pesquisa!

*ERRATA: Segundo matéria publicada no Jornal Leopoldinense, de 1º de junho de 2015, o nome que está na placa é Odilon Machado. A mesma matéria informa que o nome correto é Adilon Machado. Fonte: Leopoldinense. Acesso em 14 jul. 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.