15.11.13

Hoje é dia de que?

Ora, o feriado de hoje nos remete ao dia 15 de novembro de 1889.
Nesta data celebramos o fim da Monarquia, governada por D. Pedro II e o início da República!

Você sabe o que é a República?
Confira a resposta com o Tiradentes, que morreu em 1792 após participar de um movimento político que defendia a causa republicana:

A palavra república vem do latim (res publica), que significa coisa pública. O governo republicano foi praticado, na História do Ocidente, pela primeira vez pelos romanos no ano 509 a. C. Deveria ser um governo que priorizava os interesses coletivos acima dos privados, pelo menos na teoria deveria ser assim...

Aqui no Brasil, em 1889, o governo de D. Pedro II passava por um momento de crise política. Os cafeicultores estavam insatisfeitos com o fim da escravidão em 1888, a Igreja Católica estava descontente com a interferência do Imperador nos assuntos eclesiásticos e os oficias Exército estavam insatisfeitos com a falta de valorização dos militares.
O Império estava ficando sem apoio. O Brasil era a única monarquia em toda a América do Sul, os países vizinhos tinham adotado o regime republicano, considerado mais democrático, pois ampliava a noção de cidadania, estabelecia o voto e a mudança periódica de governantes, o oposto do regime monárquico, no qual o poder era hereditário e vitalício.

Os republicanos, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, proclamaram a República em 15 de novembro de 1889. O marechal assumiu a presidência do governo provisório, que durou até 23 de novembro de 1891, quando ele renunciou ao cargo, assumido, posteriormente, pelo seu vice - marechal Floriano Peixoto.
Marechal Deodoro da Fonseca. Henrique Bernadelli (1900).
Quanto à família real, chefiada por D. Pedro II, acabou sendo banida do Brasil. O imperador foi notificado sobre o fim da Monarquia e a implantação de um novo regime de governo, mas não tentou resistir para se manter no poder, partiu para a Europa alguns dias após a proclamação da República.

Na prática, a nova forma de governo não representou grandes avanços na cidadania. A maior parte da população continuou à margem do processo político, que passara a ser controlado pelos militares e influenciado pelos grandes cafeicultores do oeste paulista. A importância política dos grandes fazendeiros irá aumentar gradativamente, resultando na supremacia do estado de São Paulo e dos latifundiários sobre os interesses nacionais, pelo menos até o ano 1930, a partir daí a República tomará novos rumos. Mas esse é assunto para outra história.
Por hora terminamos aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.