1.11.13

Bons ensinamentos em um anime japonês

Desenhos animados, estórias, fantasia, personagens carismáticos, divertidos e com poderes especiais...
Essa é a tônica dos mangás e dos animes que são uma "febre" entre a juventude.
Felizmente, graças ao meu contato com a juventude nas escolas acabei sendo contagiado. Depois de tanto ouvir falar em jutsus, chakra, Naruto e Sasuke resolvi pesquisar e conferir se o anime da moda era, de fato, tão empolgante como narravam meus estimados alunos.

Eu cresci lendo revistas em quadrinhos da Turma da Mônica, X-Men, dentre outros títulos e também assistia às animações que eram a "febre" de minha época: Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball. 
CDZ e DBZ: animes japoneses que fizeram sucesso no Brasil na década de 1990.
Esses desenhos eram assistidos, com fervor quase religioso, pela maioria de meus amigos da infância e da adolescência, e seus capítulos eram debatidos exaustivamente no intervalo da escola. 

Decidi assistir a alguns episódios do Naruto no SBT, emissora que detinha os direitos para exibir a animação no Brasil, para conferir se o anime era tão bom quanto os seus antecessores e... não parei mais. 

Me surpreendi com o conteúdo do desenho e, sobretudo, com a complexidade dos personagens, suas diferentes personalidades, suas histórias de vida e a interação que eles travam entre si num Mundo fictício que guarda muitas semelhanças com nossa realidade belicosa.
Em resumo, Naruto vai muito além de um simples desenho de ninjas que soltam socos, magias e pontapés.
É repleto de referências à mitologia, filosofiacultura e história oriental, além de transmitir belas mensagens sobre temas universais, como o respeito pelas diferenças, a necessidade de compreendermos uns aos outros, o valor da amizade e a importância de nunca desistir de lutar por seus sonhos.
Claro que algumas dessas mensagens foram abordadas em outros desenhos e mangás japoneses anteriores à Naruto, e não são, portanto, nenhuma novidade. Mas Naruto populariza os temas com novas roupagens, que atingem em cheio a nova geração, algo que os desenhos antigos, orientais ou ocidentais, teriam maior dificuldade para atingir. Além disso, Naruto gerou uma série de produtos, que vão desde material escolar, como cadernos e mochilas, até os jogos de videogame de última geração.
Cadernos, mochilas, adesivos, revistas, brinquedos e jogos eletrônicos com a marca Naruto são encontrados facilmente em inúmeras lojas do país. 
O mundo fictício de Naruto é divido em diversas nações ninjas, cada uma delas tem características geográficas, étnicas e culturais diferentes.
O mundo de Naruto.
Os ninjas são chefiados por um líder experiente e poderoso, que é responsável pela proteção das vilas e suas populações.
As relações entre as diferentes nações são frágeis, devido às constantes disputas pela expansão de sua influência e de seu poderio militar. Então as guerras entre os povos e a perseguição daquelas pessoas consideradas "ameaçadoras" ao status quo da comunidade são algo comum na geopolítica de Naruto.

Naruto, por sua vez, é uma criança que se tornou um receptáculo de um ser demoníaco, a Raposa de Nove Caudas - uma arma de chacra que potencializa o poder e serve ao interesse das nações ninjas. Por conta disso, ele cresceu sendo temido e discriminado pelos aldeões, pois tem uma fera dentro de si. Ele não conheceu seus pais, cresceu sozinho e teve uma infância dolorosa, sem amigos e de total abandono e exclusão social.
O personagem principal em contato com o seu "eu" interior.

A trilha sonora de Naruto é linda, e as músicas são acionadas, pontualmente, durante as cenas ora para acentuar o drama, ora para valorizar a ação das batalhas. Alie-se ainda o uso constante dos recursos de flashback, para justificar ações dos personagens, ou explicar partes de seu passado, o que eleva a dramaticidade da narrativa. Todos esses fatores tornam o desenho ainda mais envolvente e empolgante. 

Com o desenrolar da estória, o jovem deixa claro seu objetivo: se tornar o ninja mais forte de sua aldeia, virar o líder e provar para todos o seu valor. Quer, a todo custo, justificar sua existência, ser incluído na sociedade e ser tratado com respeito.


No transcurso da luta por sua meta, o aspirante a ninja conhece amigos, participa de aventuras, cresce, se mete em encrencas e arranca sorrisos e lágrimas dos telespectadores.

Para concluir essa postagem, reproduziremos abaixo algumas lindas mensagens que foram deixadas pelos personagens de Naruto, ao longo de toda a série, a qual continua sendo exibida na televisão japonesa. Perceba que é possível aprender, mesmo quando se está assistindo a um desenho animado.


"Aqueles que não entendem a dor verdadeira nunca podem entender a verdadeira paz." (Nagato Pain)
"Você deveria desistir de tentar me fazer desistir!" (Naruto Uzumaki)

"Tenho fé que chegará uma época em que as pessoas entenderão umas as outras." (Jiraya)

"Aqueles que quebram as regras são considerados lixo. Mas aqueles que abandonam um amigo são piores do que lixo." (Obito Uchiha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.