19.4.12

Em quem eu devo votar?

O período eleitoral se aproxima, assim como as eleições municipais que decidirão os rumos de nossa cidade, pelos próximos quatro anos.

Já sabemos que "a propaganda é a alma do negócio", logo, não devemos acreditar em tudo que escutarmos e lermos sobre os candidatos, procurem se informar mais sobre eles, sobre sua vida profissional e pública, seus princípios éticos, defeitos, qualidades e, claro, seu envolvimento com a comunidade.

O assunto é pra lá de "batido", mas como disse Machado de Assis, alguns conceitos são tão importantes que devem ser inculcados na mente das pessoas mesmo através da repetição. Como votar bem é um desses conceitos primordiais, nosso texto pretende chamar sua atenção - leitor - e promover uma breve reflexão sobre as virtudes necessárias para um candidato à cargo eletivo.


Com a chegada do período eleitoral, muitos candidatos tentarão seduzir o público, utilizando os mais variados artifícios, para conquistar o máximo de votos. O seu voto faz toda a diferença, ele é um instrumento importante para a democracia, serve como protesto, pode e vai influenciar a sua vida e decidir o futuro de sua cidade. E não pense que isso é conversa fiada, pois um voto é, de fato, extremamente importante. Muita gente perdeu sua vida, ao longo da História, para que pudéssemos votar e tomar parte da coisa pública, portanto, vale a pena agir com cálculo e meticulosamente, antes de votar. Por isso, não se deixe enganar pela propaganda.

Todos votamos e, em dado momento da vida, podemos nos arrepender daquele voto, então para tentar reduzir as chances de se arrepender após depositar sua confiança em determinado candidato, verifique bem se ele possui o perfil ideal para ser o seu escolhido.

A seguir listamos algumas qualidades, habilidades e competências básicas que os candidatos que aspiram aos cargos públicos de vereador e prefeito precisam possuir, esperamos que a lista possa ajudar na sua decisão:

  • Ser ético, honesto e íntegro;
  • Defensor ferrenho da democracia, da liberdade e do respeito;
  • Ter coragem para combater a corrupção social e política de qualquer tipo;
  • Ter coragem e pulso para denunciar as mazelas sociais e políticas, enquanto parlamentar;
  • Fiscalizar as ações do executivo, no caso dos membros do legislativo;
  • Propor medidas que visem a melhoria da gestão pública e do acesso aos serviços públicos pela população;
  • Legislar em prol do interesse de sua comunidade e de seus eleitores;
  • Competência gerencial e administrativa, no caso de prefeito;
  • Liderança, bom senso e capacidade de diálogo franco com os governados;
  • Iniciativa e proatividade para solucionar problemas e se antecipar a eles, minimizando os transtornos sociais;
  • Apresentar projetos sólidos e exequíveis para a educação e geração de emprego e renda para a população; 
  • Não deixar jamais os interesses privados se sobreporem aos interesses públicos ou coletivos;
  • Não permitir que ideias individuais sobrepujem a ideologia partidária, mantendo-se leal ao que for convencionado pela coletividade;
  • Manter diálogo constante com a população através do parlamento, audiências públicas e etc, para verificar as necessidades do povo e as medidas necessárias para melhor atendê-lo;
  • Ter real engajamento com a garantia dos direitos sociais da população, previstos na CF 1988, tais como saúde, educação, trabalho, vida digna etc (Obs: Se o seu candidato não tiver compromisso verdadeiro e legítimo com a área social, ele não será um bom prefeito ou vereador, e irá utilizar seu mandato para trabalhar por outros interesses, bem distintos dos seus...).
Enfim, essas são algumas habilidades e competências básicas que julgamos serem necessárias para que nossos representantes políticos possam desempenhar um bom mandato, e trabalhar para o benefício da população e do bem estar de todos nós.

Creio que os leitores podem procurar outras habilidades nos candidatos, diferentes das que listamos anteriormente, mas como não temos a pretensão de traçar um perfil completo, esperamos que vocês contribuam e enriqueçam esse debate com sugestões, acréscimos ou críticas.

Essa breve reflexão sobre o perfil ideal do político visa apenas discutir a importância de votar com cautela, fazer uma pesquisa prévia sobre o candidato escolhido e verificar se ele, ou ela, é realmente a melhor opção, se é capaz de representar bem você e a população em uma das esferas de Poder.

Esqueci de algum item importante? Deixe sua sugestão de perfil político no blog: www.acropolemg.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.