30.12.23

Terrorismo generalizado no Oriente Médio

Quando o grupo Hamas lançou foguetes contra Israel, em outubro deste ano, foi um ato de terrorismo que resultou na morte de mais de 1200 pessoas. 

A resposta israelense veio em seguida com a invasão de Gaza e pesados bombardeios aéreos, apoiado pelos EUA e Europa. O saldo da guerra de Israel contra o Hamas até aqui ultrapassa os 20 mil mortos.



"A situação em Gaza é catastrófica. Os hospitais estão sobrecarregados. O número de feridos é extremamente alto – há um fluxo constante em todos os hospitais da Faixa de Gaza. As equipes médicas estão exaustas, trabalhando sem parar para tratar os feridos.

Os bombardeios são muito intensos. Prédios inteiros estão sendo destruídos, incluindo um, na noite passada, bem próximo ao escritório de Médicos Sem Fronteiras (MSF)".

Os israelenses atacam alvos civis e militares e produzem uma catástrofe humanitária na região. 

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, comparou o primeiro ministro israelense ao ditador alemão Adolf Hitler pelo genocídio levado a cabo em Gaza contra o povo Palestino.


Por tudo isso, Israel precisa ser detido e precisa devolver os territórios ocupados em outras guerras, como as Colinas de Golã, áreas na Cisjordânia etc. Israel tem que respeitar a soberania dos países vizinhos, como a Síria e o  Líbano, e o direito dos demais povos de viverem em paz naquela região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.