A sala de aula invertida (flipped classroom em inglês) é uma metodologia de inovadora que busca transformar o ensino tradicional em algo dinâmico. Ela surgiu nos anos 1990, através de pesquisas realizadas nas universidades norte-americanas de Harvard e Yale e desde então tem sido aplicada em várias instituições de ensino superior em diversas partes do mundo.
Na sala de aula invertida o estudante deixa de ser apenas ouvinte, como normalmente ocorre no modelo tradicional, e torna-se um agente ativo e protagonista do seu aprendizado.
Nesta metodologia o aluno estuda em casa o material indicado e selecionado pelo professor e faz na sala de aula as atividades, tarefas e projetos os quais eram realizados em casa no métodode ensino tradicional.
O professor se torna um facilitador, cuja principal tarefa é transformar a sala de aula num ambiente favorável à aprendizagem dos alunos, colocando-os como protagonistas do processo.
Nesse sentido, os estudantes deixam de ser meros receptores do conhecimento (postura passiva) e o professor passe a auxiliar o aluno na busca de aprendizagem facilitando sua aprendizagem.
Para tanto, diversos meios e recursos são empregados, como livros, apresentações de slides, textos da internet, vídeos etc.
A vantagem da sala de aula invertida é que ela aumenta o envolvimento e a motivação do aluno com sua própria aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.