18.12.23

O que é sala de aula invertida?

A sala de aula invertida (flipped classroom em inglês) é uma metodologia de inovadora que busca transformar o ensino tradicional em algo dinâmico. Ela surgiu nos anos 1990, através de pesquisas realizadas nas universidades norte-americanas de Harvard e Yale e desde então tem sido aplicada em várias instituições de ensino superior em diversas partes do mundo.

Na sala de aula invertida o estudante deixa de ser apenas ouvinte, como normalmente ocorre no modelo tradicional, e torna-se um agente ativo e protagonista do seu aprendizado. 

Nesta metodologia o aluno estuda em casa o material indicado e selecionado pelo professor e faz na sala de aula as atividades, tarefas e projetos os quais eram realizados em casa no métodode ensino tradicional. 

O professor se torna um facilitador, cuja principal tarefa é transformar a sala de aula num ambiente favorável à aprendizagem dos alunos, colocando-os como protagonistas do processo. 

Nesse sentido, os estudantes deixam de ser meros receptores do conhecimento (postura passiva) e o professor passe a auxiliar o aluno na busca de aprendizagem facilitando sua aprendizagem. 



Para tanto, diversos meios e recursos são empregados, como livros, apresentações de slides, textos da internet, vídeos etc. 

A vantagem da sala de aula invertida é que ela aumenta o envolvimento e a motivação do aluno com sua própria aprendizagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.