29.10.23

Cinema: a saga de Fernão de Magalhães



Até onde você iria para alcançar seu sonho? Fernão de Magalhães (1480-1521), podemos afirmar sem exagero, iria até o fim do mundo!

A série Sem Limites (2022), produzida por Prime Video, retrata a empreitada de Magalhães que mudou o curso da História ao comprovar a esfericidade da Terra!


A série é rica em detalhes e parece ter contado com subsídios extraídos do brilhante trabalho de Stefan Zweig, fruto de anos de pesquisa em arquivos históricos da Europa.

As cenas retratam cuidadosamente todas as dificuldades  enfrentadas por Magalhães, desde burocracia para conseguir uma audiência com os reis, passando por motim na tripulação até a busca, aparentemente, impossível de um estreito, no extremo sul da América, pelo qual se poderia cruzar do Oceano Atlântico ao Pacífico. 

Por tudo isso, a Série prende a atenção do espectador à tela do primeiro até o último episódio. Quem assistir não irá se arrepender!

#Semlimites #boundless

27.10.23

Menos telas, mais papel e lápis

A Suécia está interrompendo a digitalização de seu sistema de ensino, com isso as escolas terão menos computadores e mais livros.
A medida ocorre, após as autoridades do país concluírem que os livros possuem "vantagens que nenhum tablet pode substituir" e que o ensino baseado em telas não traz benefícios para o cérebro das crianças. 


Os prejuízos ficam aparentes na pouca capacidade de concentração, na dificuldade de compreensão de textos e na ortografia. 

A França proibiu os celulares nas escolas desde 2018, Finlândia e Holanda, recentemente, anunciaram medidas semelhantes. 

Os recursos digitais são importantes e essenciais para os dias de hoje, mas a educação tradicional não pode ser substituída por uma tela sem trazer prejuízos à formação do ser humano.


Estudos da Universidade de Harvard demonstraram que o uso exagerado das telas pode ter consequências, como prejuízos na comunicação,  problemas no sono e atraso no desenvolvimento cognitivo. 


Atenção, pais, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda limites diários no contato de crianças e adolescentes com celulares, tablets e computadores:

. 2 a 5 anos de idade: até 1 hora por dia.

. 6 aos 10 anos de idade: entre 1 e 2 horas por dia.

. 11 aos 18 anos de idade: entre 2 e 3 horas por dia. 

25.10.23

Sobre a insegurança nas escolas públicas

No dia 23 de outubro ocorreu numa escola pública de São Paulo outro atentado que resultou em tragédia.

O país é violento, marcado pela desigualdade social e as escolas públicas, de modo geral, são desprotegidas, vulneráveis aos crimes. Infelizmente, diante da inoperância de nossos dirigentes, tais cenas continuarão se repetindo. 

A grande mídia, os veículos de comunicação com programas na televisão ou lives Internet repercutiram o assunto. Muda o canal, muda a plataforma, mas a forma é a mesma: mostram a nota oficial dos políticos lamentando o ocorrido e colocam um "especialista" da Universidade para falar. Nunca colocam o diretor da escola, os professores ou coordenadores, não dão voz aos estudantes e aos seus pais. Para a grande mídia o que importa é a "verdade" revelada pelos "especialistas". O ponto de vista do povo que frequenta diariamente, por horas, as escolas públicas não tem relevância nenhuma.

Por isso, assisti com nojo a um desses programas na Internet mostrando o especialista da Fundação Getúlio Vargas afirmando que as escolas não precisam de detector de metais. Ora, o sujeito fala de um prédio seguro, onde há segurança, para passar pela portaria da FGV é uma tremenda burocracia, há câmeras e vigilantes por todos os cantos...

Mas, segundo o "especialista", nas escolas públicas o detector de metais deve ser o professor. O professor deve conhecer o aluno, suas angústias, seus anseios, suas frustrações e identificar potenciais ameaças e tomar ali as providências cabíveis para prevenir atos violentos...

Ocorre que numa sala de aula há 35, 38 alunos e o professor da escola pública tem várias salas de aulas e atua em duas, às vezes três escolas, em dois ou até três turnos. Tal quadro, em resumo, dificulta bastante a tarefa que pretendem atribuir ao professor.

Será que o "especialista", o bomzão da FGV que recebe um salário elevadíssimo sabe mesmo do que está falando? Será que ele conhece, de fato, a realidade de seu país? Será que alguma vez já pisou numa escola pública?

Precisamos de mais providências, urgentes, e de menos conversa fiada. Caso contrário, continuaremos apenas lamentando as vidas perdidas por conta do descaso e da falta de zelo com a qual as autoridades vem tratando a educação básica neste país.  E a medida que se faz mais necessária para o momento é a instalação de detectores de metais nas entradas das escolas, dentre outros protocolos de segurança que precisam ser adotados. Ficar de blá-blá-blá na televisão, tentando transformar professor em detector de metal, e postar nota de pesar na rede social não vão solucionar a crise de violência do país.

1.10.23

"Senhor dos anéis": a nova coleção do Bob's?

Diversas publicações na Internet dão como certa que a próxima Coleção da rede de fastfood Bob's será bonecos da franquia de Senhor dos Anéis.




A notícia agitou os milhões de fãs do Universo de Tolkien. Certamente, a promoção será um sucesso. Resta saber quando os bonecos estarão disponíveis nas lojas do Bob's!

Senhor dos Anéis (1954) foi produzido pelo escritor britânico J. R. R. Tolkien, considerado o pai da Literatura Fantástica. A obra foi adaptada ao cinema e mostra o conflito entre o bem e o mal e a disputa entre diferentes raças que vivem na Terra Média. 



#SenhordosAnéis

A História de Napoleão Bonaparte nas telonas


Em Novembro deste ano, chega aos cinemas o filme Napoleão, estrelado por Joaquin Phoenix, ator vencedor do Oscar.


O filme mostrará a ascensão e a queda de Bonaparte. Assista ao trailer.



#Napoleão
#Cinema
#História