27.10.23

Menos telas, mais papel e lápis

A Suécia está interrompendo a digitalização de seu sistema de ensino, com isso as escolas terão menos computadores e mais livros.
A medida ocorre, após as autoridades do país concluírem que os livros possuem "vantagens que nenhum tablet pode substituir" e que o ensino baseado em telas não traz benefícios para o cérebro das crianças. 


Os prejuízos ficam aparentes na pouca capacidade de concentração, na dificuldade de compreensão de textos e na ortografia. 

A França proibiu os celulares nas escolas desde 2018, Finlândia e Holanda, recentemente, anunciaram medidas semelhantes. 

Os recursos digitais são importantes e essenciais para os dias de hoje, mas a educação tradicional não pode ser substituída por uma tela sem trazer prejuízos à formação do ser humano.


Estudos da Universidade de Harvard demonstraram que o uso exagerado das telas pode ter consequências, como prejuízos na comunicação,  problemas no sono e atraso no desenvolvimento cognitivo. 


Atenção, pais, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda limites diários no contato de crianças e adolescentes com celulares, tablets e computadores:

. 2 a 5 anos de idade: até 1 hora por dia.

. 6 aos 10 anos de idade: entre 1 e 2 horas por dia.

. 11 aos 18 anos de idade: entre 2 e 3 horas por dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.