9.6.19

A importância do ato de brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Brincar é um processo fundamental para o desenvolvimento das potencialidades sociais e intelectuais da criança. As brincadeiras promovem o desenvolvimento cognitivo e estimulam as relações interpessoais e a psicomotricidade.

De acordo com a Educadora Ângela Maluf (2005),

"Brincar proporciona a aquisição de novos conhecimentos, desenvolve habilidades de forma natural e agradável. Ele é uma das necessidades básicas da criança, é essencial para um bom desenvolvimento motor, emocional e cognitivo. A busca do saber é possível através, do brincar formar indivíduos com autonomia, motivados para muitos interesses capazes de aprender rapidamente".

Há incontáveis estudos que realçam a relevância da brincadeira e da ludicidade enquanto ferramenta didática e pedagógica, mestres como Piaget e Vygotsky ou grandes educadores e pesquisadores brasileiros, como Moacir Gadotti e Magda Soares. Tal atividade não pode ser subaproveitada, jamais!

A brincadeira contribui para desenvolver valores nas crianças, como a cooperação, a solidariedade e o respeito às regras e ao próximo. Quando as crianças vão brincar no escorregador, por exemplo, elas começam a aprender que é preciso que cada um suba as escadas por vez, é necessário aguardar o colega escorregar e abrir espaço para o outro e também começarão a perceber e a respeitar que cada criança tem um ritmo. Alguns com mais desenvoltura - sobem mais rápido os degraus; outros vão mais devagar. Em suma, a brincadeira promove a socialização, o respeito, a disciplina e a tolerância nas crianças e se constitui em uma atividade essencial no processo de formação do educando enquanto ser integral.

Nesse sentido, a Escola Estadual Luiz Salgado Lima é privilegiada, pois possui um parque de areia com inúmeros brinquedos: escorregador, gira-gira, balanço etc. 
Contudo, o parque está  abandonado há muito tempo. Há pouca areia, o mato cresce por toda parte, há lixo e objetos de plástico jogados na área, os quais podem servir de criadouro para o mosquito da dengue, que tanto ameaça nossa saúde, e os brinquedos estão corroídos pela ferrugem.
Os brinquedos estão sem manutenção, tomados por ferrugem. Foto 08/06/19

Há mato, pouca areia e muitos objetos de plástico, garrafa pet e vasilha que podem servir de criadouro para o mosquito da dengue e outras doenças. Foto 08/06/19

O parque carece de manutenção simples, limpeza, capina, mais areia, reparo dos equipamentos e pintura. Ele é parte do patrimônio da escola pública e, como tal, deve ser tratado com zelo pela gestão da instituição de ensino. O Anexo II, da Resolução SEE Nº 4.127/2019, não traz nenhuma novidade, dispõe que é compromisso do diretor da escola:

"zelar pela manutenção dos bens patrimoniais, do prédio e mobiliário escolar, prezando pela preservação e recuperação, quando necessário". 

É certo que as verbas destinadas à Educação podem ter sofrido redução, contudo, o bom gestor é aquele que busca alternativas, estratégias e, com sua liderança e capacidade administrativa, busca alternativas para suprir as necessidades da escola, dos professores e, sobretudo, dos alunos. Assim, há incontáveis possibilidades para captação de recursos, como promoção de "ação entre amigos" na escola, eventos, como Festa Junina, e a renda da Cantina.

Podemos resgatar nosso parque e oportunizar pleno desenvolvimento para centenas de alunos que estão matriculados nos anos Iniciais do Ensino Fundamental. Vamos colocar o parque para funcionar?

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