5.6.19

A gestão de sua escola é democrática?

Para se ter uma educação pública de qualidade é necessário que a gestão da escola seja democrática e participativa. A escola deve oportunizar, além dos conteúdos para os alunos, a formação cidadã e a experiência de saber viver numa democracia.

Confira, a seguir, cinco aspectos que ajudam a verificar se sua escola pública tem uma gestão democrática.

A diretora ou diretor:

1. Atua como gestor? É um líder com habilidade e competência de gerenciar a equipe e os estudantes no rumo do sucesso? Age de forma impessoal, observa a legalidade e moralidade de seus atos?

2. Reconhece a importância de saber ouvir? Abre espaço para a manifestação de opiniões e ideias das pessoas, mesmo que sejam diferentes de suas convicções?

3. Tem postura e, principalmente, ações agregadoras visando ampliar a participação de todos nos processos decisórios?

4. É transparente, presta contas para a comunidade dos valores recebidos e investidos e torna públicos todos os assuntos e pautas relacionadas à todas as dimensões da escola?

5. Possui excelente formação acadêmica e experiências pedagógicas de sucesso que inspiram e motivam seus companheiros a buscar o desenvolvimento profissional?

E aí? Sua escola é democrática? Se as respostas para as perguntas forem "sim", sua escola pública está no rumo certo e, sem dúvida, oferece um ensino de qualidade e relevância social.
Caso as respostas sejam "não", há algo muito equivocado na escola. Não se promove uma educação transformadora com uma gestão engessada em moldes autoritários e clientelísticos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.