25.8.17

Ex-aluno do CIEP 280 fica com o 2° lugar em Concurso literário

Trabalho premiado com o 2° lugar no  IV Concurso literário promovido pela Academia de Artes de Leopoldina (MG).

Título da obra: "Game of Thrones Brazil", produzida no ano passado, nas aulas de Cultura e uso de Mídias.


Parabéns, Otávio tenha certeza que seus amigos, ex-professores e todos do Carmo estão orgulhosos pelo seu feito! A cerimônia de premiação ocorreu nessa noite, 25/08/17, no auditório do CEFET-MG, em Leopoldina.

O Seminário regional de educação "escolas inovadoras"

Hoje, dia 25/08/17, participamos do Seminário regional de educação "Escolas Inovadoras", no CEFET-MG. Apresentamos um relato de experiência pedagógica, tendo como foco: "A literatura enquanto fonte histórica: o caso do Jeca Tatu e a realidade política e social do Brasil (1910-1920)".


Debate fértil sobre o uso dos contos de Lobato na investigação histórica.


O dia foi de aprendizado e troca de experiências, portanto, bastante proveitoso.

O seminário no Youtube:
https://youtu.be/mzZlyaBZl-8

24.8.17

Indústria, trabalho e liberalismo na Europa (século XIX)

No trecho destacado abaixo, da obra do professor e historiador francês, René Rémond, o autor destaca a difícil situação da classe operária na Europa, entre o fim do século XVIII e início do século XIX. A adoção de regimes liberais em nada favorecia os trabalhadores, pois não havia regulamentação do mercado e pouca, ou nenhuma, intervenção do governo no sentido de criar mecanismos que restringissem a exploração do trabalho de crianças e idosos, também não havia leis contra acidentes de trabalho, o salário era baixíssimo e o direito a aposentadoria não existia.
Se o mercado deveria funcionar livremente, sem a interferência do Estado, entretanto, nada impedia as fábricas de aprovarem normas internas que penalizavam os operários. 
Pode-se fazer algum paralelo com a atual conjuntura política e econômica do Brasil? 

Leia o pequeno e elucidativo trecho abaixo e tire suas próprias conclusões:



23.8.17

Seminário regional de educação escolas inovadoras

No dia 25/08/17 apresentaremos os resultados de um projeto executado na E. E. Luiz Salgado Lima, no primeiro semestre, no seminário regional de educação, promovido pela SRE-Leopoldina.

Nosso trabalho englobou análise e estudo de contos de Monteiro Lobato, como Jeca Tatu: a ressurreição (1924), relacionando o texto ao contexto histórico de sua produção, buscando, a partir do documento, conhecer e discutir aspectos políticos, sociais e econômicos do Brasil entre as décadas de 1910-1920.

Confira mais informações sobre esse projeto clicando aqui.




Espie o nosso trabalho na íntegra:

16.8.17

Uma escola de paz tem...


Arte dos alunos do 2° ano (sala 12), da E. E. Luiz Salgado Lima!

Ex-aluno carmense é finalista do IV Concurso Literário em Leopoldina

Otávio Augusto, residente em Carmo, concluiu o Ensino Médio no CIEP 280 em 2016 e está na final do IV Concurso Literário promovido pela Academia de Letras e Artes de Leopoldina (MG).
Otávio está na grande final, dia 25/08/17, no CEFET em Leopoldina (MG)!

Otávio se inscreveu na categoria público geral, na modalidade CHARGE,  e enviou para o certame um belíssimo trabalho produzido durante as aulas de Cultura e Uso de Mídias, que foram ministradas por nós no Ensino Médio. O título do trabalho finalista é Game of Thrones Brazil
Charge finalista! Arte de Otávio Augusto.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 25 de agosto, no auditório do CEFET/MG, em Leopoldina, na qual serão premiados os três primeiros colocados.

Parabéns e sucesso, Otávio!

A escrita da história e o papel do historiador


Filme: O menino do pijama listrado

Depois de estudar o nazismo e de toda a violência que o regime de Adolf Hitler perpetuou contra os judeus e outras minorias étnicas, exibir o filme O menino do pijama listrado foi uma boa escolha dos alunos.

Depois do filme, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio da E. E. Luiz Salgado Lima produziram textos e desenhos analisando o longa-metragem e relacionando aspectos mostrados na obra ao contexto histórico da Europa nazifascista e da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A aluna Ingrid Vargas caprichou na redação e fez uma bela análise. Confira:

Produção de texto sobre o filme O menino do pijama listrado



O filme "O Menino de Pijama Listrado" retrata um momento histórico vivido na Europa entre os anos de 1939 a 1945. Momento este, marcado pelo forte totalitarismo de Hitler, no qual os direitos humanos não eram respeitados e a repressão era duramente aplicada a grupos sociais diferentes do padrão ariano almejado pelos nazistas.
As pessoas eram obrigadas a aceitar a ideologia de Hitler, pois poderiam ser torturadas ou até mesmo mortas pela polícia autoritária do governo alemão.

O ditador pregava que os judeus, homossexuais e também deficientes físicos seriam os culpados pelo atraso da sociedade e, se continuassem vivos, poderiam contaminar a pureza da raça alemã levando-a a degeneração.


Em cenas do filme, um professor de história ensina a duas crianças que os judeus seriam pessoas más. Porém, a inocência do protagonista que interpretava o garoto alemão chamado Bruno fala mais alto, e ele acaba fazendo amizade com um menino judeu, Shmuel, o qual se encontrava preso num campo de trabalho forçado junto com outros judeus.



Apesar da nova amizade de Bruno estar do outro lado de uma cerca, dentro de um campo de extermínio, o alemão não mede esforços para estar perto do amigo. Após entrar no local o garoto alemão é confundido com um judeu e acaba sendo morto junto com Shmuel na câmara de gás.

De fato, milhões de judeus morreram assim, de forma cruel e desumana, executados a sangue frio. Os historiadores estimam que 6 milhões deles foram assassinados pelo regime nazista, e esse terrível evento foi chamado de Holocausto.

O filme foi uma oportunidade para refletir sobre os riscos de regimes políticos autoritários assumirem os governos de nações e, por conta, de suas ideologias promoverem perseguições a grupos que julgam ser "diferentes", atacarem os direitos fundamentais, como a vida e a liberdade dos cidadãos sob o pretexto de manter a ordem.

Ingrid Vargas
3º ano 9


Parabéns Ingrid, seu trabalho ficou show!  

12.8.17

[Curtas] Preconceito nos EUA

A intolerância às diferenças étnicas parece não encontrar limites. Ontem, 11 de agosto, houve uma manifestação numa cidade sulista dos EUA contra imigrantes, afrodescendentes e judeus. Segundo os manifestantes, tais grupos representam uma ameaça ao status quo dos norte-americanos. Eis mais um exemplo de manifestação de ódio, preconceito e xenofobia. 

Confira mais informações e imagens no link abaixo:

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2017/08/12/sou-nazista-sim-o-protesto-da-extrema-direita-dos-eua-contra-negros-imigrantes-gays-e-judeus.htm

8.8.17

Sobre a crença na Justiça (a verdadeira)

"Este país viverá, se crer na justiça, e a organizar e a praticar, e a santificar, e a invulnerabilizar. Se não, rapidamente passará da desordem à anarquia, da anarquia aos caos, do caos à fermentação, da fermentação à deliqüescência, até que aluviões estranhos, não deixando já do Brasil atual nem o nome, venham, em camadas sucessivas, cobrir e sanear a necrópole de uma raça perdida, porque se não terá sabido conciliar com a justiça numa idade, onde, abolida a justiça, não há, para os fracos, outra sorte que a de presa e carniça entre as rivalidades dos fortes, No século dos armamentos a justiça ainda constitui a maior força do mundo."

Rui Barbosa (1849-1923)

Eis um interessante comentário de Monteiro Lobato (1882-1948) sobe Rui: