Depois de estudar o nazismo e de toda a violência que o regime de Adolf Hitler perpetuou contra os judeus e outras minorias étnicas, exibir o filme O menino do pijama listrado foi uma boa escolha dos alunos.
Depois do filme, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio da E. E. Luiz Salgado Lima produziram textos e desenhos analisando o longa-metragem e relacionando aspectos mostrados na obra ao contexto histórico da Europa nazifascista e da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A aluna Ingrid Vargas caprichou na redação e fez uma bela análise. Confira:
Produção de texto sobre o filme O menino do pijama listrado
O filme "O Menino de Pijama Listrado" retrata um momento histórico vivido na Europa entre os anos de 1939 a 1945. Momento este, marcado pelo forte totalitarismo de Hitler, no qual os direitos humanos não eram respeitados e a repressão era duramente aplicada a grupos sociais diferentes do padrão ariano almejado pelos nazistas.
As pessoas eram obrigadas a aceitar a ideologia de Hitler, pois poderiam ser torturadas ou até mesmo mortas pela polícia autoritária do governo alemão.
O ditador pregava que os judeus, homossexuais e também deficientes físicos seriam os culpados pelo atraso da sociedade e, se continuassem vivos, poderiam contaminar a pureza da raça alemã levando-a a degeneração.
Em cenas do filme, um professor de história ensina a duas crianças que os judeus seriam pessoas más. Porém, a inocência do protagonista que interpretava o garoto alemão chamado Bruno fala mais alto, e ele acaba fazendo amizade com um menino judeu, Shmuel, o qual se encontrava preso num campo de trabalho forçado junto com outros judeus.
Apesar da nova amizade de Bruno estar do outro lado de uma cerca, dentro de um campo de extermínio, o alemão não mede esforços para estar perto do amigo. Após entrar no local o garoto alemão é confundido com um judeu e acaba sendo morto junto com Shmuel na câmara de gás.
De fato, milhões de judeus morreram assim, de forma cruel e desumana, executados a sangue frio. Os historiadores estimam que 6 milhões deles foram assassinados pelo regime nazista, e esse terrível evento foi chamado de Holocausto.
O filme foi uma oportunidade para refletir sobre os riscos de regimes políticos autoritários assumirem os governos de nações e, por conta, de suas ideologias promoverem perseguições a grupos que julgam ser "diferentes", atacarem os direitos fundamentais, como a vida e a liberdade dos cidadãos sob o pretexto de manter a ordem.
Ingrid Vargas
3º ano 9
Parabéns Ingrid, seu trabalho ficou show!
Muito obrigada professor Rodolfo, acredito que o filme foi uma ótima forma para complementar o ensino da matéria !!!
ResponderExcluirFico satisfeito por ter tirado bom proveito do filme, Ingrid. E, novamente, parabéns por sua dedicação!
ExcluirMuito Triste essa época 😣
ResponderExcluir