Revolucionário para alguns e ditador para outros, o polêmico presidente Chávez governava a Venezuela desde 1999.
De golpes de estado a referendos populares, Chávez permaneceu no poder, defendendo seus ideais bolivarianos, inspirado no revolucionário Simón Bolívar, líder do movimento de independência venezuelano no século XIX. Mas sempre conviveu com as denúncias e pressões internacionais à sua forma de governar, considerada por alguns, principalmente pelos E.U.A, autoritária e indiferente aos direitos humanos.
Bolívar defendia a liberdade e a união da América Latina. |
Hugo Chávez também foi crítico ferrenho dos E.U.A e de sua política de intervenção nos assuntos internos dos países latinoamericanos, além de ser contrário aos princípios neoliberais, que basicamente reduzem o papel do Estado em áreas sociais importantes, como saúde, segurança, educação e economia.
Chávez trabalhou pela nacionalização do petróleo, a principal riqueza econômica da Venezuela, que responde por cerca de 80% das exportações do país, sendo a oitava maior exportadora mundial de petróleo.
Implantou diversos programas sociais, gerou emprego e renda no campo. Investiu em saúde e educação, reduzindo os índices de analfabetismo no país.
Quer saber mais sobre o governo de Hugo Chávez? Que tal assistir ao documentário "Ao sul da fronteira" (2009) - dirigido pelo diretor norte-americano Oliver Stone?
Curte aí, uma viagem pela América Latina, conheça alguns de seus líderes de "esquerda" e algumas das melhorias sociais e econômicas que eles têm promovido no continente:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.