30.9.11

Para as turmas do 1º ano [Ensino Médio]

Abaixo posto o material de apoio para as próximas aulas de História. São os relatos de viajantes, descobridores e cronistas do século XVI que estiveram na América e vislumbraram o Novo Mundo, sua gente, fauna, flora etc.


Esses documentos nos ajudam a compreender o imaginário da época que antecedeu os grandes descobrimentos marítimos a partir do século XV. Com esse estudo, esperamos captar um pouco da visão de mundo, as aspirações e os medos dos europeus com relação ao que, para eles, era desconhecido.


O estudo do tema é relevante porque somos frutos dessas descobertas, embora já se tenham passados mais de quinhentos anos da chegada dos primeiros europeus, as raízes da globalização começam justamente nesse período marcante da História da Humanidade.

Espero que gostem!


16.9.11

WTC: imagens! (Para turma 701 e 702)

Algumas imagens das torres gêmeas e dos ataques de 11/09/2001:

+ informações em: http://acropolemg.blogspot.com/2011/09/11-de-setembro-de-2001-fato-para.html

Vamos às fotos!








Memorial construído no "marco zero", local onde ficavam as torres gêmeas, inaugurado em 11/09/2011.


DICA DE FILME:
As torres gêmeas (2006)


Quem quiser baixá-lo para assisti-lo clique aqui.


Atenção turmas 701 e 702!!

Estudamos no início do 3º bimestre alguns dos conflitos entre muçulmanos e cristãos, que ocorreram na Idade Média por rotas comerciais, pontos estratégicos, terras, locais santos e poder.

Também discutimos as motivações dos conflitos atuais que culminaram nos ataques terroristas aos E.U.A em 11/09/2001. Decidimos prestar nossa homenagem a todos aqueles - muçulmanos e cristãos - que foram vítimas do terror e da ganância de poucos grupos e, portanto, faremos um trabalho em conjunto nas disciplinas de Artes e História. 

O trabalho será em grupo, e os alunos irão reconstituir, por meio de uma maquete, as torres gêmeas (World Trade Center) e os ataques que elas sofreram há dez anos.
Como nos foi solicitado, estamos postando algumas informações e imagens sobre as Torres Gêmeas para ajudar o trabalho de reconstituição da equipe.

Um grande abraço e bom trabalho para todos!


INFORMAÇÕES SOBRE AS TORRES:
  • Cada uma delas possuía 110 andares;
  • Mais de 415 metros de altura;
  • 200 mil pessoas/dia passavam por elas;
  • 50 mil pessoas trabalhavam nas torres;
  • 97 elevadores destinados a passageiros.
  • 6 elevadores utilzados somente para cargas;
  • 430 empresas funcionavam nos dois prédios;
  • 43,000 mil janelas nos dois edifícios;
  • 10.000 mil operários trabalharam na construção das torres;
  • 500 mil toneladas era o peso de cada torre;
  • O projeto de construção do WTC iniciou na década de 1960;
  • A construção das torres ocupou um espaço de 13 quarteirões; 
  • As torres estavam entre as mais maiores do mundo.



Assistam aos vídeos abaixo:

http://noticias.r7.com/videos/arquivo-record-relembra-momentos-marcantes-do-ataque-de-11-de-setembro/idmedia/4e6d2e9afc9b87fc5adb0375.html



14.9.11

Para os alunos da 802

Prezados estudantes, seguem abaixo quatro vídeos, sendo um por assunto com informações e reflexões sobre os temas que estão sendo pesquisados por vocês para a elaboração de peças teatrais.
Espero que assistam com atenção e depois façam um debate em grupo para aproveitar as ideias dos vídeos e dos textos que já receberam.

Grande abraço.
Tema 1: Ética e respeito pelo próximo

Tema 2:  Bullyng na escola - uma prática condenável

Tema 3: Diferenças culturais - riqueza e harmonia (também sugiro uma leitura atenta de nossos slides  "Diversidade", disponível aqui no blog e apresentado em sala de aula)





Tema 4: A importância de um amigo

PESQUISEM Á VONTADE, OS VÍDEOS SÃO APENAS SUGESTÕES!!

Diversidade: nossa maior riqueza

Todos somos únicos, diferentes e ao mesmo tempo iguais, estamos interligados uns aos outros, pois somos seres sociais.Historicamente, o Brasil e seu povo foram formados por grupos muito distintos entre si, cultural e fisicamente. A despeito dos terríveis problemas e conflitos que permearam esse processo de construção da nação e identidade brasileiras, muita riqueza emergiu daí. Essa riqueza está presente em nossa cultura miscigenada, na diversidade e pluralidade de expressões do povo brasileiro. Valorizar a individualidade e as contribuções culturais que recebemos de nossos antepassados é um exercício de cidadania. Veja só:

13.9.11

Confira este vídeo incrível do MSN: O ninho de Hitler

Confira este vídeo incrível do MSN: O ninho de Hitler

Turismo histórico e nazismo

Segue um vídeo pequeno mas bastante interessante que mostra a opinião de dois historiadores alemães sobre a transformação de residências de Hitler em ponto turístico.
Um deles é favorável que nos locais haja informações objetivas sobre os fatos históricos que envolveram Hitler e o nazismo, outro pensa que a transformação das casas de Hitler em pontos turísticos poderá atrair neonazistas e fomentar o surgimento do nacionalsocialismo.



Confira este vídeo incrível do MSN: O ninho de Hitler

O que você acha? O local onde Hitler viveu deve ser um ponto turístico e cultural ou deve ser abandonado pelas autoridades alemãs e ficar abandonado pelo público?

Acho que omitir informações do público não irá contribuir muito para formar uma nova geração consciente do que foi o horror provocado pelo nazismo na primeira metade do século XX e as sequelas que ele deixou para a gerações seguintes.
Em minha opinião, poderiam transformar as casas onde Hitler viveu em pontos culturais sim, desde que houvesse em cada local aberto a visitas informações e relatos históricos de quem viveu e sofreu com o nazismo. Assim, talvez as pessoas se conscientizem de que a doutrina nazista - baseada explicitamente no ódio, na intolerância e na discriminação racial - não é uma boa opção de ideologia política.


12.9.11

11 de Setembro de 2001: um fato para recordar


No lugar dos imponentes edifícios comercias que ficavam situados no coração de Nova Iorque dois feixes de luz reconstituíram as torres gêmeas no dia 11/09/2011, para relembrar os fatos ocorridos dez anos antes.
Há dez anos, aviões foram sequestrados por um grupo de terroristas de origem islâmica, ligados ao grupo de Osama Bin Laden, eles lançaram as aeronaves contra os prédios, fazendo-os ruir, o que matou milhares de pessoas inocentes.

O ato, fruto das relações políticas, militares e econômicas que envolviam grupos islâmicos e setores do governo dos E.U.A marcou o início de uma cruzada dos americanos contra o "terror" arábe-islâmico de grupos radicais no Oriente Médio.

Guerras foram travadas e mais sangue, muito sangue, foi derramado em nome da democracia norte-americana. O conflito que opôs os cristãos/ocidentais/americanos contra os arábes/muçulmanos/orientais ocorreu devido aos interesses de grupos restritos, políticos, militares, industriais, produtores de petróleo etc.
Mas quem pagou com a vida foram milhões de inocentes que ao longo de 10 anos presenciaram a ocupação sistemática dos E.U.A nas regiões do Afeganistão, Iraque, ameaças ao Irã e o apoio incondicional dos norte-americanos às políticas expansionistas que Israel executa na Palestina.

Os alunos do 7º ano do CIEP sabem que os conflitos entre cristãos e muçulmanos não começaram há apenas dez anos, eles existem há séculos. Em algumas de nossas aulas estudamos um pouco das cruzadas que tiveram início no século XI, e as lutas de reconquista, que começaram por volta do século XII na Península Ibérica, em ambos os fatos históricos cristãos e muçulmanos lutaram por terras, por rotas comerciais, por influência e por poder.
Nos dois fatos mencionados acima milhares de inocente pagaram com suas vidas pela sede de poder e riqueza de algumas lideranças que desejavam cada vez mais conquistar e conquistar. Portanto, o ataque de 11 de setembro de 2001 é mais um episódio da luta histórica entre cristãos e muçulmanos, entre culturas diferentes que não conseguem se respeitar e dialogar, devido à cegueira que a ganância lhes provoca.

Relacionar os acontecimentos do passado com os do presente é um bom exercício para nos ajudar a compreender os conflitos que ocorreram ao longo da História, e que persistem em se repetir. Do mesmo modo, estudando a História podemos descobrir e identificar o que está por trás de tais conflitos, quais são suas motivações e como elas são pouco importantes se comparadas com a vida e busca pela verdadeira paz e harmonia entre os povos.  

Pensamos que há uma unanimidade para a solução de tais conflitos e guerras, algo simples, mas que parece cada vez mais difícil de ser colocado em prática, que é o respeito pelas diferenças e a capacidade de dialogar e compreender o outro.

Se conseguíssemos colocar essas habilidades em prática, provavelmente teríamos menos guerras no mundo e o horror dos conflitos poderia chegar ao fim.  

2.9.11

PARA OS ALUNOS DO 6º E 7º ANO

Prezados estudantes,

Para facilitar a busca do material de estudo para as avaliações da próxima semana, posto abaixo os links para os slides. Basta clicar no link que lhe interessa que você será redirecionado para o post e poderá aproveitar o conteúdo dos slides. Bom estudo para todos!
Esforcem-se. 
Um abraço.

6º ANO (601, 602 E 603): Clique AQUI.


7º ANO (701 E 702) Clique AQUI.