29.12.24

Dicas para curtir as férias na praia com Educação

Nas férias muita gente busca uma praia para relaxar e curtir o verão.


É comum as principais praias brasileiras fiquem lotadas ou muito cheias no período de férias escolares. Por isso, algumas regras de comportamento são essenciais para que todos possam usufruir do espaço da melhor maneira possível. 

1. Som baixo



Se você vai levar seu aparelho de som para praia, leve (e use) também o fone de ouvido ou coloque o som baixo. Nem todos gostam se barulho e têm a mesma preferência musical. 

2. Nada de animais de estimação



Deixe o seu pet em casa, eles fazem xixi e cocô e contaminam a areia com doenças perigosas para as pessoas. Outras famílias vão passar por ali, crianças brincam na areia e podem ficar expostas às doenças.

3. Cuidado com esportes com bolas

Se você quer jogar futebol ou frescobol, procure locais na praia onde há espaços específicos para a prática desses esportes, como, por exemplo, quadras.



Não é legal ficar jogando bola no meio das pessoas, principalmente, onde ficam famílias descansando e que não tem nada haver com a sua diversão. 

Respeite o espaço dos outros, evite ficar chutando e arremessando bolas, as quais podem acertar os outros.

Todos merecem relaxar e descansar em paz, sem ser incomodado por ninguém. 

4. Lixo no lixo

Ninguém quer chegar na praia e caminhar pela areia imunda, certo?

Depois que terminar de curtir a praia, lembre-se de recolher todo o seu lixo e jogá-lo na lata de lixo. Evite jogar garrafas, latas, copos, canudos e papel na areia. Isso deixa imundície na praia, atrai insetos e roedores e pode chegar ao mar, comprometendo a vida marinha.


Seguindo estas regrinhas básicas todos poderão curtir a praia numa boa, descansar e relaxar sem problemas. Lembre-se sempre de curtir, mas não se esqueça de respeitar o direito do seu semelhante. A praia não é sua para você agir como bem entender. Outras pessoas também têm direito ao lazer, assim como você.

É importante que as autoridades das cidades turísticas se organizem e mantenham fiscalização constante nas praias, para orientar os turistas e para corrigir aqueles que abusam de certas práticas no local público. 

Fiscais atuando na praia em diálogo com turistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.