27.12.24

O Canal do Panamá: objeto da ambição de Trump


Desde o século XVI, com a descoberta e a exploração do ouro na América pelos espanhóis, buscou-se uma passagem que ligasse os oceanos Atlântico e o Pacífico. 

A ideia era garantir que o transporte de mercadorias e de metais preciosos fosse feito com mais velocidade e segurança. 

No século XIX, os franceses chegaram na região do Panamá, na América Central, e iniciaram a construção do canal em 1881, tentando abrir uma passagem para conectar os dois oceanos. Contudo, a obra não avançou como o esperado, milhares de operários morreram de malária e febre amarela e o projeto foi abandonado, após oito anos.

Em 1904, os Estados Unidos da América assumiram a obra e concluíram o canal após dez anos de trabalho. 

O investimento realizado, considerando valores atuais, foi de cerca de 10 bilhões de dólares. Os EUA exploraram o canal até 1999, quando eles transferiram o controle para o Panamá 

O canal, tem 82 Km de extensão,  e tornou-se uma importante rota marítima, por onde passam cerca de 4% de todo o comércio mundial. Para passar pelo canal, os navios precisam pagar um pedágio às autoridades do Panamá, o que gera riqueza e desenvolvimento para o país. 

Há alguns dias Trump ameaçou retomar o controle do Canal para os EUA por uma simples razão: pagar taxas mais baratas, o que iria favorecer o comércio de seu país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.