22.3.24

Produção dos alunos: olhar crítico sobre "Abaporu", de Tarsila do Amaral

A obra "Abaporu" foi criada em 1928 por Tarsila do Amaral. A  tela apresenta as cores nacionais (verde, amarelo e azul ) e traços surrealistas, distanciando-se dos estilos tradicionais como o realismo e o romantismo, muito comuns até então. A palavra "Abaporu" vem do tupi-guarani e significa "homem que come gente". 



Desse modo, essa figura humana faz referência ao rito antropofágico. Devemos lembrar que algumas tribos indígenas brasileiras na época do "descobrimento" praticavam antropofagia, que é o ato de comer carne humana. 

Uma curiosidade é que a obra foi pintada e oferecida para o escritor Oswald de Andrade (marido de Tarsila) como presente de aniversário. Oswald, assim como sua esposa, foram expoentes do Modernismo no Brasil.

Esse movimento artístico consistia na apropriação da influência estrangeira nas Artes afim de produzir uma nova cultura, moderna e representativa da realidadebrasileira. 

Abaporu tem a cabeça pequena, o que pode significar a falta de pensamento crítico e do intelecto. Ao observamos o posicionamento do homem representado, notamos que ele transmite a sensação de  tristeza. Além disso,  o pé grande pode revelar a intimidade e a forte conexão da figura com a terra e com o trabalho.

Autora

Lorena Sophia

Estudante do 9° ano do Ensino Fundamental

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.