8.3.24

[Documentos históricos] Textos para abordar as consequências da Revolução Industrial no Meio Ambiente



Impactos ambientais provocados pela Revolução industrial

Texto 1

“Em 1878, 600 passageiros do navio a vapor Princess Alice morreram em Barking, na região leste da Grande Londres, após a embarcação colidir e ir a pique. O principal vilão da tragédia não foi o afundamento: as vítimas foram intoxicadas pela poluição das águas do Rio Tâmisa enquanto nadavam para alcançar as margens.

O drama do Princess Alice é um exemplo das condições em que o rio de 346 quilômetros de extensão o maior da Inglaterra se encontrava na época vitoriana. A água despejada pelas indústrias e os dejetos provindos dos recém-inventados vasos sanitários fluíam diretamente para o rio ao longo de cidades importantes como Oxford, Windsor, Kingston, Richmond e Londres. A vida selvagem, peixes, mamíferos e aves, agonizava. Para piorar, os londrinos bebiam água retirada sem tratamento, o que resultou na morte de milhares de pessoas.

A situação só mudou para valer a partir de 1957, quando os níveis de poluição chegaram a um grau tão elevado que o Tâmisa foi declarado biologicamente morto. A água tinha pouco oxigênio e não suportava nenhuma forma de vida. Do lodo depositado no fundo emanava um insuportável cheiro de “ovo podre” que obrigou a suspender sessões do Parlamento, em 1858. Desde então, o governo central e as prefeituras ao longo do rio começaram uma guerra coordenada, sem tréguas, contra a poluição.

Uma legislação ambiental rígida obrigou as fábricas a eliminar o despejo de poluentes nos 20 tributários do rio. O sistema de tratamento do esgoto da região metropolitana de Londres (atualmente com 8 milhões de habitantes) foi aperfeiçoado. O problema recorrente das enchentes foi resolvido em 1980 com a construção da Barragem do Tâmisa”.

Fonte: <https://revistaplaneta.com.br/o-caso-tamisa/> Acesso em 20 fev. 24.

Texto 2

“Borboletas inglesas já evoluíram graças a ações humanas anteriormente. Até o meio do século 19, praticamente toda população das borboletas Biston betularia tinham a coloração branca. Elas descansavam em árvores chamadas vidoeiros de casca branca, abundantes no país, e ficavam invisíveis a predadores.


Após o fortalecimento da revolução industrial, o advento de fábricas espalhou muita fuligem pelas florestas próximas a áreas industriais e a espécie ficou “nua” frente aos predadores naturais. Em poucas décadas, até 95% da população de Biston betularia de regiões como a de Manchester se tornou escura, graças à seleção natural. As borboletas pretas tiraram proveito de sua vantagem evolutiva e fizeram com que seus genes dominassem as gerações seguintes”.

Fonte: <https://veja.abril.com.br/ciencia/borboletas-inglesas-evoluiram-para-fugir-do-aquecimento-global-diz-pesquisa> Acesso em 20 fev. 2024.

Atividades para interpretação dos textos

1. Que fato provocou o maior número de vítimas fatais no acidente 1878? Por que?

2. Explique o que levou a degradação da vida aquática do rio Tâmisa.

3. De que maneira os ingleses reverteram a situação do Tâmisa?

4. De que maneira a Revolução Industrial impactou as árvores e as borboletas brancas inglesas? 

5. Pesquisa: pesquise a situação de alguns dos principais rios brasileiros e procure informações sobre a qualidade de suas águas e as medidas que órgãos públicos e privados têm tomado para garantir a preservação da vida aquática e a despoluição desses rios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.