25.8.23

[LISTA DE EXERCÍCIOS] Participação popular, protagonismo da juventude, cidadania e democracia

 Avaliação


1. (PISM.UFJF) 1968 foi o ano em que milhares de estudantes e militantes franceses saíram às ruas contra a repressão e a desigualdade entre os sexos nas universidades, contra um grande espectro de posturas conservadoras e contra o então presidente Charles de Gaulle. Os protestos se espalharam por grande parte dos países ocidentais, ganhando contornos diversos, conforme cada contexto. Observe abaixo algumas frases pichadas pelos manifestantes nos muros franceses e usadas em cartazes em maio de 1968:

A humanidade nunca será feliz até o último capitalista ser enforcado nas tripas do último burocrata.

A mercadoria, nós a queimaremos.

Corra, camarada, o velho mundo está atrás de você.

É proibido proibir.

Faça amor, não faça guerra.

Meu corpo é meu.

O patrão precisa de ti; tu não precisas do patrão.

Professores, vocês nos fazem envelhecer.

Quanto mais eu faço amor, mais eu tenho vontade de fazer revolução; quanto mais eu faço revolução, mais eu tenho vontade de fazer amor.

Você está sendo intoxicado: rádio, televisão, jornal, mentira.

(Disponível em: <https://bit.ly/2w3el4Z>. Acesso em: 10 out. 2018.)

Sobre os movimentos de 1968 e seus desdobramentos, é CORRETO afirmar que:

A) consideravam a mídia um poderoso instrumento de contestação.
B) criticavam o status quo, o sistema capitalista e a sociedade de consumo.
C) defendiam a estrutura da educação formal vigente.
D) eram contra a liberdade sexual e a igualdade entre os sexos.
E) exigiam maior integração dos jovens às fileiras dos exércitos nacionais. 

2. (FUVEST) 
China, 1989.

A fotografia acima, tirada em Beijing, China, em 1989, pode ser identificada, corretamente, como

A) reveladora do sucateamento do exército chinês, sinal mais visível da crise econômica que então se abateu sobre aquela potência comunista.
B) emblema do conflito cultural entre Ocidente e Oriente, que resultou na recuperação de valores religiosos ancestrais na China.
C) demonstração da incapacidade do Partido Comunista Chinês de impor sua política pela força, já que o levante daquele ano derrubou o regime.
D) montagem jornalística, logo desmascarada pela revelação de que o homem que nela aparece é chinês, enquanto os tanques são soviéticos.
E) símbolo do confronto entre liberdade de expressão e autoritarismo político, ainda hoje marcante naquele país.

3. (ENEM)
Texto do Cartaz: “Amor e não guerra”

Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra, movimentos como o Maio de 1968 ou a campanha contra a Guerra do Vietnã culminaram no estabelecimento de diferentes formas de participação política. Seus slogans, tais como “Quando penso em revolução quero fazer amor”, se tornaram símbolos da agitação cultural nos anos 1960, cuja inovação relacionava-se

A) à contestação da crise econômica europeia, que fora provocada pela manutenção das guerras coloniais.
B) à organização partidária da juventude comunista, visando o estabelecimento da ditadura do proletariado.
C) à unificação das noções de libertação social e libertação individual, fornecendo um significado político ao uso do corpo.
D) à defesa do amor cristão e monogâmico, com fins à reprodução, que era tomado como solução para os conflitos sociais.
E) ao reconhecimento da cultura das gerações passadas, que conviveram com a emergência do rock e outras mudanças nos costumes.

4. Movimento dos Cara-pintadas.


O movimento representado na imagem, do início dos anos de 1990, arrebatou milhares de jovens no Brasil.

Nesse contexto, a juventude, movida por um forte sentimento cívico,

a) aliou-se aos partidos de oposição e organizou a campanha Diretas Já.

b) manifestou-se contra a corrupção e pressionou pela aprovação da Lei da Ficha Limpa.

c) engajou-se nos protestos relâmpago e utilizou a internet para agendar suas manifestações.

d) espelhou-se no movimento estudantil de 1968 e protagonizou ações revolucionárias armadas.

e) tornou-se porta-voz da sociedade e influenciou no processo de impeachment do então presidente Collor.

5. O ano de 1968 ficou conhecido pela efervescência social, tal como se pode comprovar pelo seguinte trecho, retirado de texto sobre propostas preliminares para uma revolução cultural: “É preciso discutir em todos os lugares e com todos. O dever de ser responsável e pensar politicamente diz respeito a todos, não é privilégio de uma minoria de iniciados. Não devemos nos surpreender com o caos das ideias, pois essa é a condição para a emergência de novas ideias. Os pais do regime devem compreender que autonomia não é uma palavra vã; ela supõe a partilha do poder, ou seja, a mudança de sua natureza. Que ninguém tente rotular o movimento atual; ele não tem etiquetas e não precisa delas”. 

Journal de la comune étudiante. Textes et documents. Paris: Seuil, 1969 (adaptado)

Os movimentos sociais, que marcaram o ano de 1968, 

a) foram manifestações desprovidas de conotação política, que tinham o objetivo de questionar a rigidez dos padrões de comportamento social fundados em valores tradicionais da moral religiosa. 

b) restringiram-se às sociedades de países desenvolvidos, onde a industrialização avançada, a penetração dos meios de comunicação de massa e a alienação cultural que deles resultava eram mais evidentes. 

c) resultaram no fortalecimento do conservadorismo político, social e religioso que prevaleceu nos países ocidentais durante as décadas de 70 e 80. 

d) tiveram baixa repercussão no plano político, apesar de seus fortes desdobramentos nos planos social e cultural, expressos na mudança de costumes e na contracultura. 

e) inspiraram futuras mobilizações, como o pacifismo, o ambientalismo, a promoção da equidade de gêneros e a defesa dos direitos das minorias.

6. A década de 1960 é, internacionalmente, caracterizada pela presença de uma série de questionamentos ao sistema estabelecido. Podem ser citados como exemplos de movimentos contestatórios desse período, EXCETO:

a) O movimento hippie iniciado nos Estados Unidos. 

b) O maio de 1968 na França com participação de trabalhadores e estudantes. 

c) A luta pelos direitos civis dos negros norte-americanos. 

d) O movimento pacifista pelo fim da Guerra do Vietnã. 

e) A queda do muro de Berlim ao explicitar a crise do socialismo.

7. Na década de 1960, muitas expressões artísticas representaram uma postura crítica frente a problemas da época, em especial os conflitos da Guerra Fria. Um exemplo é o Festival de Woodstock, ocorrido em 1969 nos E.U.A., em cujo cartaz se lê “Três dias de paz e música”.



Nesse contexto da década de 1960, destacava-se a denúncia sobre: 

a) presença soviética na China.

b) intervenção militar no Vietnã.

c) dominação europeia na África do Sul.

d) exploração econômica no Oriente Médio.

  1. 8. Entre 1967 e 1968, com destaque para o ano de 1968, ocorreram em vários países movimentos de contestação de grandes proporções e com motivações variadas, como retratado nas fotos.


    Um dos aspectos comuns entre esses movimentos foi:
  1. a) crítica dos partidos políticos à bipolaridade internacional
  2. b) oposição de segmentos sociais a decisões governamentais
  3. c) repressão dos protestos populares pelas autoridades militares
  4. d) agravamento de problemas financeiros pelo mercado mundializado

 

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