11.8.22

[HCS] Cultura e Diversidade



A Zona da Mata mineira, localizada na região sudeste de Minas Gerais, compreende uma área de 35.137,50 Km², equivalente a 6,1% do território estadual.




Essa messoregião é formada por centenas de municípios,  dentre eles podemos citar Muriaé, Cataguases, Juiz de Fora, Ubá, Viçosa e Manhuaçu. 

A Mata mineira conta com bacias hidrográficas importantes, como a do Rio Paraíba do Sul, ao sul e à leste, e a do Rio Doce, ao norte.

No relevo há o predomínio dos mares de morros,  e também algumas  serras com destaque para o Pico da Bandeira, com 2.890 metros de altitude, na cidade de Alto Caparaó.
O Pico da Bandeira é o terceiro ponto mais alto do Brasil. 

A vegetação nativa é caracterizada pela Mata Atlântica. O clima é tropical de altitude, com verões quentes nas partes baixas e mais brandos em áreas elevadas, como a Mantiqueirara e Caparaó. 

Estima-se que pouco mais de 2 milhões de pessoas vivem na Zona da Mata mineira, distribuídas entre os 143 municípios que fazem parte dessa messoregião. 

Diversidade cultural 

Considerando a sua extensão territorial, bem como as particularidades e dinâmicas das inúmeras cidades da Zona da Mata mineira podemos deduzir que a região é bastante heterogênea do ponto de vista social e apresenta muita diversidade cultural. 

Temos cidades grandes, reconhecidas nacionalmente, como Juiz de Fora que, atualmente,  possui cerca de 577 mil habitantes, cuja economia tem significativa participação da indústria e principalmente do setor de serviços e comércio.
Juiz de Fora. 


Num outro espectro, há muitos municípios pequenos e com poucos habitantes, como, por exemplo,  Argirita, cuja população estimada é de 2.681. Nesse município as atividades agropecuárias possuem muita relevância na economia local e geram renda e oportunidades.
Argirita. Foto: Bianca Medina.

Com tantas diferenças é natural que as manifestações culturais sejam mais ricas e diversificadas, com desdobramentos na música, dança, culinária e artesanato. Vejamos algumas manifestações culturais que se destacam na Zona da Mata mineira. 

Artesanato

O artesanato é uma valiosa fonte de renda para milhares de pessoas que vivem em nosso estado. As atividades artesanais movimentam o mercado e promovem o turismo. Viajando pelas cidades da mesorregião é possível encontrar nas feirinhas e lojas muito talento e arte. 


O artesanato mais comum é o bordado em tecido, como toalhas e panos de prato. 
Há também inúmeros trabalhos em argila e madeira, que são matérias-primas de esculturas representando os símbolos da fé e da religiosidade do povo mineiro ou elementos do meio rural.

Danças típicas 

As danças e os folguedos fazem parte da tradição mineira e estão por toda parte. Grupos existentes em várias cidades procuram manter vivas tais atrações. É o caso do mineiro pau e da quadrilha. Na primeira, as pessoas utilizam bastões de forma ritmada. 


A última, acontece nas festas juninas e mobiliza multidões.

Gastronomia

Aceita um docinho? Os sabores incomparáveis dos doces e quitutes colocam a culinária mineira entre as mais concorridas do país. 
Cooperativas e pequenos empreendedores produzem doces variados - em barra ou compotas - aproveitando a sazonalidade das frutas, especialmentea goiaba, manga e banana.


Além de doces, há fabricação de produtos derivados do leite, como queijo, iogurte, doces, requeijão e manteiga. 


Belezas naturais

E o que dizer de nossos atrativos naturais? A Mata mineira possui belíssimas serras e cachoeiras, além de parques com muito verde e ar puro ideais para o descanso e relaxamento.
Parque estadual de Ibitipoca.



Belezas arquitetônicas e de valor histórico, artístico e cultural 

A Mata mineira é um museu vivo! Em diversos pontos, nas cidades ou nas fazendas, a história é contada e se faz bem viva, preservada em antigos edifícios e casarões. 
É visitar para conhecer de perto, apreciar e se encantar!

2 comentários:

  1. Uma fonte de pesquisa importante, obrigada por contribuir sempre com a Educação, parabéns!👏👏👏

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.