28.10.19

Exercícios com fontes históricas sobre o Império romano [6º ano do Ensino Fundamental]

Atividades sobre o Império Romano para o 6º ano

Fonte 1 - Texto da internet 

"Um aqueduto é um grande sistema que permite levar água de um lugar para outro. Pode abastecer cidades e fornecer água para a irrigação de plantações. A água pode ser levada sob o solo por túneis ou canalizações, na superfície graças a um canal, ou acima do chão sobre uma ponte.

Roma antiga tinha um complexo sistema de onze aquedutos, construídos entre 312 a.C. e 226 d.C. O sistema usava pontes e canalizações subterrâneas. Alguns desses aquedutos ainda são usados hoje em dia. Os romanos ergueram sistemas semelhantes em outras partes do império". 


Fonte 2 - Fotografia

1 – Qual o tema tratado pelas fontes históricas?
2 – Qual a finalidade e a importância dos aquedutos para o Império romano?
3 – Nos dias atuais, os aquedutos estão desativados?

Fonte 3 - Texto da internet

"Os gladiadores eram combatentes profissionais da Roma antiga. Suas lutas ferozes — às vezes até a morte — eletrizavam multidões nos estádios.
Os espetáculos aconteciam em grandes arenas chamadas anfiteatros. Em geral, a luta prosseguia até um gladiador ser ferido. A multidão então determinava se o derrotado tinha sido suficientemente corajoso durante o combate para ter permissão de continuar vivo.
O vencedor recebia palmas (folhas de palmeiras) e às vezes também ganhava dinheiro. Um campeão podia ter autorização para se aposentar, e alguns conquistavam a liberdade".
Fonte 4 - Fotografia
4 – Qual era a origem social dos gladiadores?
5 – De onde vinham os animais selvagens que eram usados nas lutas do Coliseu?
6 – Quais prêmios os gladiadores poderiam conquistar se vencessem os seus combates?
7 – Quais armas os gladiadores usavam em suas lutas?
8 – Hoje em dia, qual a importância histórica do monumento coliseu de Roma?

Mais atividades

Analise os documentos ou fontes históricas e responda as questões.

Fonte 1 – Texto
"Todos os caminhos levam a Roma".
O que chegou à atualidade como uma expressão popular tinha, na época do esplendor do Império Romano, um sentido quase literal.
Os historiadores calculam que, no ano 117 de nossa era, quando os romanos chegaram ao ponto máximo de expansão geográfica, a intrincada rede de caminhos por eles construídos percorria 80 mil km.

Isso equivale a duas voltas inteiras pela Terra.
Estas estradas serviam para o transporte de tropas e suprimentos, que abasteciam as conquistas deste império. Depois, elas se tornaram rotas de comércio e de trocas de mensagens.
Estes caminhos conectavam a Europa, o Oriente Médio e o norte da África.
 (Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-45236912)

1 – Qual a importância das estradas para economia do Império Romano?

2 – Explique o valor das estradas do ponto de vista político e militar para o domínio e expansão de Roma.

Fonte 2 – Mapa


3 – Observando o mapa e a expansão das estradas, cite as regiões ou locais que estavam conectadas por elas à Roma?
4 – Além das estradas, os romanos utilizavam o mar para fazer guerras e comércio. Qual o nome do mar pelo qual eles navegavam? Quais continentes faziam parte da rede marítima do Império Romano?

Fonte 3 – Fotografia

Via Ápia, na Itália, principal ruína ainda existente das estradas romanas.

5 – As estradas romanas construídas antigamente ainda existem? Elas são utilizadas?
6 – Comente o valor histórico, arqueológico e turístico das ruínas do Império Romano.
7 – Em sua opinião, tais ruínas devem ser preservadas ou demolidas para ceder espaço às novas obras? Justifique.
8 – Pense em seu dia a dia, certamente você ou seus familiares fazem uso de alguma estrada. Qual o estado de conservação delas? As pessoas estão satisfeitas com as condições da estrada? Quando você ou seus familiares utilizam a estrada para onde vão e com qual finalidade?

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