15.7.19

A reforma do bolso do trabalhador

Análise feita pelo cientista político,  professor doutor Aluizio Alves Filho, por ocasião das mudanças que flexibilizaram a legislação trabalhista. Segue o texto. 

Por Doutor Aluizio Alves Filho
PUC-RJ

Para se compreender os reais objetivos da  reforma da legislação trabalhista que acaba de ser sancionada  pelo atual governo – sem entrar no mérito de sua legitimidade – é necessário refletir sobre o acontecimento estrutural que  enseja e a torna possível, ou seja: o fim da guerra fria ocorrido em fins do século passado com a dissolução da URSS (1991).  

Como é sabido a guerra fria iniciada logo após o fim da segunda guerra  mundial (1945) tendo por causa a divisão política do mundo entre dois sistemas antagônicos: o capitalismo e o socialismo. O bloco capitalista liderado pelos Estados Unidos e o socialista pela antiga URSS. Dois argumentos foram centrais da luta ideológica  comandada e pelos Estados Unidos visando deter o avanço do socialismo. O primeiro argumento  implicava em desqualificar inteiramente o socialismo rotulando-o  de ideologia “totalitária”. O segundo argumento implicava em afirmar que apenas no capitalismo pode haver a combinação de liberdade individual e “estado de bem estar social” (walfare state) pois apenas  o sistema propicia boas oportunidades de emprego bem remunerado.  

Bem, com o fim da polaridade capitalismo X socialismo que regeu a guerra-fria por cerca de meio século vem ocorrendo cada vez maior expansão da ideologia neoliberal pelo planeta. 

Assim sendo,  na realidade que se configura no pós guerra-fria  o mercado dá as cartas e  em decorrência as mais lucrativas empresas públicas e bens, serviços e de riquezas nacionais vem sendo privatizadas enchendo os bolsos de felizes multinacionais e direitos sociais vão sendo jogados na lata de lixo da história, como se fossem entulhos.  

 E nesse quadro – onde o capitalismo não tem um sistema antagônico forte capaz de ameaçá-lo em sua hegemonia que se processa a malfadada reforma da legislação trabalhista no Brasil, onde os trabalhadores perdem cada vez mais os parcos direitos que ao longo de lutas e mais lutas conquistaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.