22.3.24

Produção dos alunos: olhar crítico sobre "Abaporu", de Tarsila do Amaral

A obra "Abaporu" foi criada em 1928 por Tarsila do Amaral. A  tela apresenta as cores nacionais (verde, amarelo e azul ) e traços surrealistas, distanciando-se dos estilos tradicionais como o realismo e o romantismo, muito comuns até então. A palavra "Abaporu" vem do tupi-guarani e significa "homem que come gente". 



Desse modo, essa figura humana faz referência ao rito antropofágico. Devemos lembrar que algumas tribos indígenas brasileiras na época do "descobrimento" praticavam antropofagia, que é o ato de comer carne humana. 

Uma curiosidade é que a obra foi pintada e oferecida para o escritor Oswald de Andrade (marido de Tarsila) como presente de aniversário. Oswald, assim como sua esposa, foram expoentes do Modernismo no Brasil.

Esse movimento artístico consistia na apropriação da influência estrangeira nas Artes afim de produzir uma nova cultura, moderna e representativa da realidadebrasileira. 

Abaporu tem a cabeça pequena, o que pode significar a falta de pensamento crítico e do intelecto. Ao observamos o posicionamento do homem representado, notamos que ele transmite a sensação de  tristeza. Além disso,  o pé grande pode revelar a intimidade e a forte conexão da figura com a terra e com o trabalho.

Autora

Lorena Sophia

Estudante do 9° ano do Ensino Fundamental

9.3.24

[Resumo] Crise do Sistema Colonial nas Américas


• A colonização da América pelos europeus estendeu-se do século XV ao XIX.

• Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda disputavam territórios na América.

• As potências europeias buscavam recursos, como terras, especiarias, metais preciosos e mão de obra que pudessem explorar.



América Inglesa

Antecedentes da rebelião nas 13 colônias inglesas da América do Norte

 Propagação dos valores liberais e do Iluminismo nas colônias;

 Elevação da carga tributária e da fiscalização do comércio.

• Primeiro país a se tornar independente no continente: EUA (1776), ex-colônia da Inglaterra.

• Proclamação da República, com a separação dos poderes.

América Francesa

• Antecedentes da revolta:

 Maioria da população da Ilha de São Domingos (Haiti) era composta por escravos de origem africana;

 Os maus-tratos a população negra incentivaram a revolta entre os escravos, bem como os acontecimentos da Revolução Francesa (1789).

• O primeiro país a abolir escravidão foi o Haiti (1804), ex-colônia da França.

• A independência do Haiti causou medo no Brasil e nos EUA.

• Após a independência do Haiti a França cobrou pesadas indenizações do país.

América Espanhola

• Antecedentes das revoltas coloniais na América Espanhola:

 Influência dos ideais libertários do Iluminismo;

 Aperto do pacto colonial imposto pela Espanha;

 Autonomia experimentada pelos cabildos;

 Resoluções do Congresso de Viena – contrariam os interesses dos colonos.

• Independências na América Espanhola: Paraguai (1813), Argentina (1810), Chile (1818), Peru (1824), Bolívia (1825), Uruguai (1828), Venezuela (1830), México (1821), Cuba (1898).

 Manutenção da estrutura social – domínio dos criollos.

 Adoção da República como forma de governo.

 Subordinação ao capitalismo industrial britânico.

América Portuguesa

• Antecedentes da independência:

 Instalação da Corte Portuguesa no Brasil em 1808;

 Abertura dos portos brasileiros em 1810;

 Revolução Liberal do Porto (1820) exigia o retorno de D. João a Portugal e pretendia recolonizar o Brasil.

• Independência na América Portuguesa: Brasil (1822).

 Opção pelo regime Monárquico Constitucional.

 Manutenção da estrutura social e da ordem escravocrata;

 Preservação dos latifúndios;

 Economia agrário-exportadora.

8.3.24

[Documentos históricos] Textos para abordar as consequências da Revolução Industrial no Meio Ambiente



Impactos ambientais provocados pela Revolução industrial

Texto 1

“Em 1878, 600 passageiros do navio a vapor Princess Alice morreram em Barking, na região leste da Grande Londres, após a embarcação colidir e ir a pique. O principal vilão da tragédia não foi o afundamento: as vítimas foram intoxicadas pela poluição das águas do Rio Tâmisa enquanto nadavam para alcançar as margens.

O drama do Princess Alice é um exemplo das condições em que o rio de 346 quilômetros de extensão o maior da Inglaterra se encontrava na época vitoriana. A água despejada pelas indústrias e os dejetos provindos dos recém-inventados vasos sanitários fluíam diretamente para o rio ao longo de cidades importantes como Oxford, Windsor, Kingston, Richmond e Londres. A vida selvagem, peixes, mamíferos e aves, agonizava. Para piorar, os londrinos bebiam água retirada sem tratamento, o que resultou na morte de milhares de pessoas.

A situação só mudou para valer a partir de 1957, quando os níveis de poluição chegaram a um grau tão elevado que o Tâmisa foi declarado biologicamente morto. A água tinha pouco oxigênio e não suportava nenhuma forma de vida. Do lodo depositado no fundo emanava um insuportável cheiro de “ovo podre” que obrigou a suspender sessões do Parlamento, em 1858. Desde então, o governo central e as prefeituras ao longo do rio começaram uma guerra coordenada, sem tréguas, contra a poluição.

Uma legislação ambiental rígida obrigou as fábricas a eliminar o despejo de poluentes nos 20 tributários do rio. O sistema de tratamento do esgoto da região metropolitana de Londres (atualmente com 8 milhões de habitantes) foi aperfeiçoado. O problema recorrente das enchentes foi resolvido em 1980 com a construção da Barragem do Tâmisa”.

Fonte: <https://revistaplaneta.com.br/o-caso-tamisa/> Acesso em 20 fev. 24.

Texto 2

“Borboletas inglesas já evoluíram graças a ações humanas anteriormente. Até o meio do século 19, praticamente toda população das borboletas Biston betularia tinham a coloração branca. Elas descansavam em árvores chamadas vidoeiros de casca branca, abundantes no país, e ficavam invisíveis a predadores.


Após o fortalecimento da revolução industrial, o advento de fábricas espalhou muita fuligem pelas florestas próximas a áreas industriais e a espécie ficou “nua” frente aos predadores naturais. Em poucas décadas, até 95% da população de Biston betularia de regiões como a de Manchester se tornou escura, graças à seleção natural. As borboletas pretas tiraram proveito de sua vantagem evolutiva e fizeram com que seus genes dominassem as gerações seguintes”.

Fonte: <https://veja.abril.com.br/ciencia/borboletas-inglesas-evoluiram-para-fugir-do-aquecimento-global-diz-pesquisa> Acesso em 20 fev. 2024.

Atividades para interpretação dos textos

1. Que fato provocou o maior número de vítimas fatais no acidente 1878? Por que?

2. Explique o que levou a degradação da vida aquática do rio Tâmisa.

3. De que maneira os ingleses reverteram a situação do Tâmisa?

4. De que maneira a Revolução Industrial impactou as árvores e as borboletas brancas inglesas? 

5. Pesquisa: pesquise a situação de alguns dos principais rios brasileiros e procure informações sobre a qualidade de suas águas e as medidas que órgãos públicos e privados têm tomado para garantir a preservação da vida aquática e a despoluição desses rios.


Nota de falecimento



Faleceu no 1° de Março Akira Toriyama, aos 68 anos de idade, devido a complicações causadas por um hematoma subdural, quando ocorre um sangramento entre o cérebro e o crânio. 

Toriyama foi o criador do mangá Dragon Ball em 1984 e participou de diversos outros projetos de sucesso,  como os jogos eletrônicos Dragon Quest e Chrono Trigger. 

As estórias e os personagens marcantes criados por Toriyama e sua criatividade sem limites fizeram sucesso mundial, inspirando a produção de revistas,  jogos e filmes. Seu trabalho ficará para sempre na memória e nos corações dos fãs!

Akira Toriyama nasceu em Nagoya, no Japão, em 5 de Abril de 1955.