24.6.23

Como era a vida num castelo da Idade Média?

Em diversos filmes e contos de fada a vida nos castelos é descrita como luxuosa, cheia de pompa e requinte! Ocorre que a realidade era um pouco diferente. Os castelos surgiram medievais surgiram na Europa por volta do século IX, eram fortalezas para guardar fazendas, moinhos, cidades e passagens estratégicas.

Os primeiros castelos eram feitos de madeira, mas com o advento do uso da pólvora e dos canhões eles tornaram-se vulneráveis e foram substituídos por grandes construções de pedra, mais fortes e resistentes.

Os castelos, além de fortificações eram a expressão de poder dos senhores feudais, homens de origem nobre que eram donos de terras e comandantes militares. Os senhores feudais contavam com a lealdade de diversos vassalos, outros nobres que eram convocados em tempos de guerra para lutar por seu suserano.


Em ocasiões especiais, como casamentos,  celebrações de acordos políticos ou vitórias militares, banquetes eram servidos no salão principal dos castelos. Entre outros pratos havia carnes, pão, queijo, vinho e cerveja. 

Banquete no salão de um castelo medieval. 

A comida era servida enquanto ocorriam apresentações musicais e de malabaristas.

O senhor, dono do castelo, e sua esposa dormiam no quarto principal, em uma grande cama de madeira com um colchão de penas. Os banhos eram raros, os semhores lavavam o rosto em uma bacia com água coletada da chuva ou de um poço. 

Os servos dormiam no salão principal ou em alguma das câmaras existentes no interior das fortalezas de pedra.

Dentro das muralhas dos castelos também havia capelas, onde eram celebradas as missas.

Havia torres elevadas onde sentinelas ficavam de vigilância e conseguiam observar qualquer movimentação estranha ou ameaça inimiga. Alguns castelos eram cercados por um fosso alagado, para dificultar a ação das tropas de invasores.


Um comentário:

Obrigado pelo comentário.