Não é segredo para ninguém que o Brasil é um dos países com a maior desigualdade social em todo o mundo. Isso significa que poucos abastados se apropriam da maior parte da renda, enquanto a menor fatia do bolo tem que ser dividida entre a maioria da população. O pior é que temos "representantes do povo" eleitos para trabalhar pelos nossos interesses, entretanto, mantém o atual modelo econômico intocável, favorecendo a desigualdade e os mais ricos, em detrimento do povo pobre e necessitado.
Uma das formas de se combater a desigualdade por meio de políticas públicas eficazes é a adoção da tributação progressiva, justa e eficiente. Nela, quem têm mais paga mais, e paga menos os que possuem menos. Isto é justiça. Dessa forma, o Estado pode incrementar a arrecadação e investir mais em saúde, educação, segurança e infraestrutura. Em diversos países do mundo a tributação é progressiva, como na França e nos EUA, por exemplo.
Mas nosso sistema tributário é perverso, um dos mais retrógrados do mundo. Aqui, a classe trabalhadora é a que paga mais impostos e ajuda a sustentar a minoria privilegiada. Por isso, os ricos acabam ficando mais ricos e sempre faltam recursos para as escolas e hospitais públicos...
Está chegando o momento de pagar o IPVA, ocasião na qual a desigualdade entre trabalhadores e os muito ricos fica bastante realçada, segundo as regras tributárias em vigor. Observe as imagens abaixo:
Reforma Tributária justa, já!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.