17.12.20

Para 2021 eu quero...

Olá! Essa é minha chave Pix: 325cd79f-5e4c-443f-9297-b055894ab986. Use ela para me enviar pagamentos em qualquer horário, sem taxas.

Os alunos do Colégio Estadual Independência responderam assim:



Eu gostei e você? 

15.12.20

Férias, descanso e vacina!

O ano letivo de 2020, o ano da pandemia, aproxima-se do fim. Ao longo do ano em curso, com a necessidade do isolamento social, recorremos ao ensino remoto, uma ferramenta extraordinária, que nos permitiu explorar novas formas de ensinar e de aprender. Entretanto, o ensino à distância evidenciou, se é que possível, as gritantes desigualdades sociais. Muitos estudantes não conseguiram acessar as atividades online, por falta de recursos, equipamentos e internet. Cabe ao Estado atender, por meio de políticas públicas, àqueles que, por sua condição socioeconômica, não conseguiram participar das atividades pedagógicas no ambiente virtual.

Agora, nós queremos é férias, descanso e relaxamento, não para viajar e promover aglomeração, pois, para isso, já tem gente irresponsável suficiente, mas para seguir com o isolamento social e os devidos cuidados para evitar a doença - covid19.

Também queremos a vacina! A maioria da população brasileira deve querer o mesmo. Somente depois da imunização devemos pensar em flexibilização, com responsabilidade e com cuidado com a saúde e a vida das pessoas.

Boas férias e boas festas para todos!  




11.12.20

País sem rumo e sem presidente

Um estadista ou um governante sério, comprometido com o bem-estar público, visitaria um hospital e seria o exemplo de respeito e solidariedade à nação. 

Olha onde o presidente do Brasil está! 


Comporta-se como um idiota, um moleque.  Não dá para escrever nada sobre este sujeito sem ojeriza, por isso escrevo pouco e paro por aqui.


9.12.20

Brasil: o campeão das contradições e da desigualdade

Não é segredo para ninguém que o Brasil é um dos países com a maior desigualdade social em todo o mundo. Isso significa que poucos abastados se apropriam da maior parte da renda, enquanto a menor fatia do bolo tem que ser dividida entre a maioria da população. O pior é que temos "representantes do povo" eleitos para trabalhar pelos nossos interesses, entretanto, mantém o atual modelo econômico intocável, favorecendo a desigualdade e os mais ricos, em detrimento do povo pobre e necessitado.

Uma das formas de se combater a desigualdade por meio de políticas públicas eficazes é a adoção da tributação progressiva, justa e eficiente. Nela, quem têm mais paga mais, e paga menos os que possuem menos. Isto é justiça. Dessa forma, o Estado pode incrementar a arrecadação e investir mais em saúde, educação, segurança e infraestrutura. Em diversos países do mundo a tributação é progressiva, como na França e nos EUA, por exemplo. 

Mas nosso sistema tributário é perverso, um dos mais retrógrados do mundo. Aqui, a classe trabalhadora é a que paga mais impostos e ajuda a sustentar a minoria privilegiada. Por isso, os ricos acabam ficando mais ricos e sempre faltam recursos para as escolas e hospitais públicos...

Está chegando o momento de pagar o IPVA, ocasião na qual a desigualdade entre trabalhadores e os muito ricos fica bastante realçada, segundo as regras tributárias em vigor. Observe as imagens abaixo:




Se os ricos que possuem jatos, iates e lanchas pagassem impostos sobre esses bens, estima-se que o Brasil poderia arrecadar cerca de 5 bilhões de reais por ano. Haveria mais dinheiro para investir na redução da desigualdade.

Você acha que o Brasil prec
isa de uma reforma tributária progressiva? Cobre essa medida dos seus candidatos e dos deputados em que você votou. 

Reforma Tributária justa, já!