29.11.18

Empreender é realizar boas coisas coletivamente!

Todo empreendimento começa a partir de um planejamento, essa etapa é fundamental, pois é nela que são traçados os objetivos da empreitada, as tarefas e responsabilidades são divididas.

Aqui no Ensino Fundamental do CIEP 280, nós, da área de Ciências Humanas, realizamos um trabalho baseado em dois princípios fundamentais e basilares: diálogo e horizontalidade!
O diálogo nos permite expor ideias e ouvir a dos colegas, para depois realizar uma síntese que se transformará em ações. A horizontalidade nos coloca como iguais, ninguém é melhor do que o outro, nada é imposto, não "vem de cima para baixo", deliberamos e agimos como um grupo que tem o objetivo de educar. 

Partindo desses dois valores essenciais é que nos reunimos e colocamos no papel nossos sonhos e ideias. E assim ocorreu quando fomos celebrar o dia da Consciência Negra. Elaboramos um projeto envolvendo as disciplinas de Artes, História e Geografia nas turmas de 6º a 8º anos do Ensino Fundamental.

O Projeto ficou excelente e o resultado melhor ainda, com amplo envolvimento e protagonismo dos estudantes, os quais foram acompanhados e orientados pelos professores ao longo de cada etapa e execução dos trabalhos previstos. Além disso, firmamos parcerias, trouxemos um palestrante, secretário municipal, e um grupo de Capoeira para se apresentar na escola. Enfim, foi um grande evento! 
Eis a íntegra do Projeto:

Projeto: “Semana da Consciência Negra”
Planejamento de área: Ciências Humanas do Ensino Fundamental do CIEP 280

Apresentação e Justificativa
         O presente projeto destina-se a promover, especialmente, durante as semanas que antecedem o feriado de 20 de novembro (dia da Consciência Negra) uma reflexão histórica, cultural e política do papel do negro na sociedade brasileira e no cenário internacional.
         Por muito tempo, alguns intelectuais, em meados do século XIX, defendiam a ideia do racismo científico, estabelecendo hierarquias raciais e colocando as etnias africanas em posição inferior aos brancos. Somente após a década de 1950 que tais preconceitos começaram a ser demovidos por novas ideias e pesquisas antropológicas, sociológicas e genéticas.
         Os resultados de novos trabalhos apontam para uma origem comum dos grupos humanos, que remontam à África há milhares de anos atrás. Portanto, desconstruir o racismo é condição sine qua non para almejarmos uma sociedade igualitária e equitativa com oportunidades para todos, independente de sua cor da pele, crenças religiosas, ideologia e etc. Logo, torna-se imprescindível conhecer as formas de discriminação, dominar o conceito de racismo e os meios para combater tais práticas que persistem na sociedade contemporânea.
         Com as atividades previstas neste projeto esperamos apresentar aos alunos e alunas, bem como aos demais membros da comunidade escolar, além de conceitos relevantes, como racismo e discriminação, personalidades afrodescendentes importantes, no Brasil e no exterior, as quais se destacaram em diversas áreas: Literatura, Arte, Música, Ciência, Esporte, Política.

Objetivos
·        Valorizar a cultura afrodescendente e reconhecer a contribuição de seus representantes em diversos aspectos da cultura e da humanidade, como Ciência, Literatura, Artes Plásticas, Esporte e Política;
·        Conhecer o conceito de racismo, discriminação racial e os meios para combate-lo;
·        Reconhecer a influência afrodescendente na culinária, no vocabulário e na cultura brasileira.

Atividades Propostas, Responsáveis e Cronograma
·        Confecção de Cartazes pelos estudantes e professores (Rodolfo, Gabriel, Dacimar e Angélica), seguindo o modelo abaixo:

        
·        Exposição dos cartazes no pátio da escola (Turmas 601 e 602 e 701, 702 e 703, Rodolfo, Dacimar e Gabriel);
·        Apresentação de capoeira com grupos da cidade e alunos (Turmas 701, 702 e 703 e Dacimar);
·        “Roda de Conversa” com um representante do Movimento Negro do Carmo, o secretário municipal de Cultura do município, – senhor Wesley Muniz. (Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental; Dacimar);
·        Apresentação de Trabalhos sobre conceitos como racismo, discriminação e temas, como Escravidão no Brasil, Quilombos e Resistência e Abolição da Escravatura (1888) (Rodolfo e Mirian);
·        “Sabor à Mesa”: degustação de alimentos de origem afro-brasileira. Merenda: Feijoada (Direção da Escola e Cantineiras); Sobremesa: Cocada e pé de moleque (Turmas 701, 702 e 703).
A culminância do Projeto será no dia 22 de Novembro de 2018 (Quinta-feira), a partir das 08:00 horas com previsão de término às 12:30 h. Nessa data ocorrerá as exposições de cartazes, apresentações de Capoeira, Roda de Conversa e será servido uma feijoada para os estudantes, professores e convidados.

Professores Responsáveis
Angélica Longo
Dacimar Gonçalves
Mirian Kunha
Gabriel Duarte
Rodolfo Pereira   

Vídeo com apresentação de Capoeira de um grupo Carmense, composto por alunos, pais e membros da comunidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.