14.4.18

Quem foi Louis Pasteur?

Texto por Vanessa Dutra 
A imagem pode conter: Vanessa Dutra, sorrindo, close-up e área interna
(Acadêmica do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - campus Barbacena)



Louis Pasteur (1822 - 1895) foi um cientista francês que realizou importantes descobertas nas áreas da medicina, microbiologia e química. Através de seus experimentos, a teoria da abiogênese ou geração espontânea, a qual argumentava que seres vivos poderiam surgir de seres inanimados foi derrubada. Assim, o cientista francês mostrou que micro-organismos podem estar presentes na matéria não viva (como sólidos, líquidos, no ar), mas não surgir a partir deles.


Além disso, Pasteur foi fundamental para a relação entre micro-organismos e doenças. Essa descoberta ocorreu através de um pedido de um grupo de mercadores à Pasteur, para que ele descobrisse o motivo pelo qual a cerveja e o vinho azedavam. Com seus experimentos, ele descobriu que através do processo de fermentação, micro-organismos convertiam os açucares em álcool na ausência de ar, e na presença de ar transformavam o álcool da bebida em vinagre. Sua solução foi chamada de “Pasteurização”, que consiste no aquecimento da cerveja e do vinho o suficiente para matar os micro-organismos. Esse processo atualmente é usado para aumentar a durabilidade e matar bactérias potencialmente nocivas do leite, assim como em algumas bebidas alcoólicas.

Essa descoberta foi a primeira ligação entre atividades de micro-organismos e mudanças na matéria orgânica, alertando os cientistas para a possibilidade desses seres exercerem o mesmo papel com plantas e animais, ou seja, que pudessem causar doenças, o que ficou conhecido como “teoria do germe da doença”. Essa teoria era muito difícil de ser aceita na época devido a grande religiosidade da população, a qual acreditava na origem divina das doenças, como castigos e punições para pecados e crimes individuais. A maioria das pessoas daquela época achava impossível que micróbios “invisíveis” poderiam viajar pelo ar e causar doenças. Com suas descobertas, Pasteur ajudou no desenvolvimento das técnicas de assepsia adotadas nos hospitais, prevenindo a contaminação de pessoas por micro-organismos indesejáveis por falta de higienização das mãos dos médicos. Tais técnicas são usadas até os dias atuais.

Pasteur foi um grande cientista e é considerado um dos fundadores da microbiologia, deixando um grande legado para a humanidade.

Bibliografia básica

TORTORA, Gerard J. et al. Microbiologia. 10°. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.