Ontem, o sábado letivo na E. E Luiz Salgado Lima, ficou marcado pela volta da realização e comemoração de sua Festa Junina!
Toda a comunidade estava na escola, houve muita dança, jogos, brincadeiras, muita música (música secular, para variar), chocolate quente, boa comida e, claro, gente vindo de todos os cantos do bairro e da cidade.
A Festa Junina é uma tradição que tem origens na Idade Média europeia, era uma celebração pagã que comemorava o solstício de verão, posteriormente, ela foi associada as comemorações dos santos católicos, São João, São Pedro e Santo Antônio. O festejo popular chegou ao Brasil no período colonial, pelas mãos dos portugueses que se instalaram aqui. Com o tempo, a Festa Junina começou a incorporar feições regionais do Brasil em seus ritos, como músicas, danças e comidas típicas e, hoje, faz parte de nosso folclore.
Essa postagem é reflexo de minha exaltação por ver a escola aglutinando sua comunidade, unindo alunos, professores, funcionários, pais e visitantes para celebrar um elemento importante da cultura brasileira, que até então era desprezado, senão desencorajado de ser realizado nas dependências do educandário. Isso, a meu ver, era um equívoco, pois, além de afastar a comunidade, a escola não cumpria, plenamente, uma de suas funções sociais mais relevantes que é a valorização da cultura e a preservação das tradições populares, tão vitais para nossa identidade individual e coletiva.
Mas isso ficou no passado, agora estamos num novo momento, é nisso que acreditamos e esperamos. Por ora, estão todos de parabéns pelo sucesso da Festa Junina. Já estamos torcendo para que em 2017 a escola esteja tão bonita e animada quanto foi o arraiá deste ano!