19.6.16

Festa Junina do "Salgado Lima": Sucesso

Ontem, o sábado letivo na E. E Luiz Salgado Lima, ficou marcado pela volta da realização e comemoração de sua Festa Junina!

Toda a comunidade estava na escola, houve muita dança, jogos, brincadeiras, muita música (música secular, para variar), chocolate quente, boa comida e, claro, gente vindo de todos os cantos do bairro e da cidade.



A Festa Junina é uma tradição que tem origens na Idade Média europeia, era uma celebração pagã que comemorava o solstício de verão, posteriormente, ela foi associada as comemorações dos santos católicos, São João, São Pedro e Santo Antônio. O festejo popular chegou ao Brasil no período colonial, pelas mãos dos portugueses que se instalaram aqui. Com o tempo, a Festa Junina começou a incorporar feições regionais do Brasil em seus ritos, como músicas, danças e comidas típicas e, hoje, faz parte de nosso folclore.

Essa postagem é reflexo de minha exaltação por ver a escola aglutinando sua comunidade, unindo alunos, professores, funcionários, pais e visitantes para celebrar um elemento importante da cultura brasileira, que até então era desprezado, senão desencorajado de ser realizado nas dependências do educandário. Isso, a meu ver, era um equívoco, pois, além de afastar a comunidade, a escola não cumpria, plenamente,  uma de suas funções sociais mais relevantes que  é a valorização da cultura e a preservação das tradições populares, tão vitais para nossa identidade individual e coletiva.  

Mas isso ficou no passado, agora estamos num novo momento, é nisso que acreditamos e esperamos. Por ora, estão todos de parabéns pelo sucesso da Festa Junina. Já estamos torcendo para que em 2017 a escola esteja tão bonita e animada quanto foi o arraiá deste ano!

17.6.16

[REVISÃO] Família real portuguesa no Brasil (1808-1821)

D. João VI, rei de Portugal.

Confira nos links abaixo slides sobre a matéria e um teste on-line para você verificar o que aprendeu!


Slides sobre o conteúdo, clique aqui.

Teste on-line, clique aqui.

12.6.16

Vem aí o novo Desafio de Cultura e uso de mídias: Imagens de minha terra



A fotografia acima é da Praça da Bandeira, em Leopoldina (MG). Cresci nesse lugar e ali passei a maior parte de minha infância, escalando as árvores, correndo pela ponte, procurando peixes dourados no lago e lendo revistas em quadrinhos da Turma da Mônica, compradas na antiga banca de jornais do finado "Seu" Cirilo.

Imagens são poderosas, elas mexem com nossa memória e são capazes de trazer à tona nossas primeiras lembranças, as quais estão ocultas em nosso cérebro e fixadas em nossos corações!

Partindo dessa premissa é que lançaremos o novo desafio de Cultura e uso de mídias.
Como sugere o texto e o gif animado o Desafio será de fotografias, com o tema: Imagens de minha terra. Dessa forma, nosso alvo e objetivo serão as paisagens da Cidade Bela, a nossa querida cidade do Carmo! Suas ruas, seus templos, suas praças, suas belezas naturais, enfim, quaisquer elementos que compõem o município são reveladores da identidade local, afinal  trazem consigo uma carga emocional, a qual é resultado da interação histórica entre o homem e o meio. Tudo isso deve ser contemplado e levado em conta na hora de fotografar.

Aguardem, em breve, divulgaremos as regras e mais detalhes do novo Desafio. Essa postagem é apenas para inspirar ideias e aguçar a sensibilidade dos alunos-fotógrafos para que tenham o cuidado de saber que uma foto registra mais do que uma mera imagem,  ela vai além, pois traz consigo memórias e sentimentos que afloram as emoções do espectador!

1.6.16

Quiz ! ! !

Leu a postagem sobre o Urupê, de Monteiro Lobato? Se ainda não, leia agora e responda corretamente a nossa enquete!