24.2.16

Spam: socorro!

Você sabe o que significa spam?



"...é o termo usado para se referir às mensagens eletrônicas que são enviadas para você sem o seu consentimento — e que, geralmente, são despachadas para um grande número de pessoas.

Esse tipo de “email indesejável” contém, em sua grande maioria, propagandas. Neste caso, o spam também recebe o nome de UCE (Unsolicited Commercial Email ou Mensagem Comercial Não-Solicitada). No entanto, em outras ocorrências, essas mensagens contêm conteúdos mais agressivos (como vírus) e ainda conseguem obter suas informações pessoais — como dados bancários, por exemplo" (http://www.tecmundo.com.br/spam/223-o-que-e-spam-.htm).



    Como essas mensagens chegam até mim?
    As mensagens indesejadas são enviadas por spammers, que rastreiam endereços de e-mail na web e, em seguida, começam a despachar e-mails para um grande número de pessoas, sem a permissão delas.

    A seguir daremos dicas para você reconhecer e se prevenir dos spams.

    Se liga, não seja mais vítima de spam.
    Como saber se um e-mail é spam?
    1. Ele apresenta cabeçalho suspeito: o cabeçalho do e-mail vem incompleto, por exemplo, os campos de remetente e/ou destinatário aparecem vazios ou com apelidos e nomes genéricos, como “amigo@” e “suporte@”.
    2. No campo “Assunto” (Subject) traz palavras com grafia errada ou suspeita: a maioria dos filtros antispam utiliza o conteúdo deste campo para barrar e-mails com assuntos considerados suspeitos. Porém, os spammers adaptam-se e tentam enganar os filtros colocando neste campo conteúdos enganosos, como “vi@gra”' (em vez de “viagra”).
    3. No campo "Assunto" usa textos chamativos ou vagos: na tentativa de confundir os filtros antispam e de atrair a atenção dos usuários, os spammers costumam colocar textos atraentes ou vagos demais, como “Sua senha perdeu a validade”, “Informação solicitada” e “Parabéns”.

    Cuidados que você deve tomar para minimizar o recebimento de spams:

    1. Tome cuidado ao fornecer seu endereço de e-mail. Existem situações onde não há motivo para que o seu e-mail seja fornecido. Ao preencher um cadastro, por exemplo, pense se é realmente necessário fornecer o seu e-mail e se você deseja receber mensagens deste local;
    2. Fique alerta a opções pré-selecionadas. Em alguns formulários ou cadastros preenchidos na Internet, existe a pergunta se você quer receber e-mails com promoções e lançamentos de produtos, cuja resposta já vem sinalizada como afirmativa. Deixe ela desmarcada, caso não deseje receber essas mensagens;
    3. Não siga links recebidos em spams e não responda esse tipo de mensagens (se responder você confirmará que seu e-mail é válido e receberá mais spams);
    4. Desabilite a abertura de imagens em e-mails HTML (o fato de uma imagem ser acessada pode servir para confirmar que a mensagem foi lida);
    5. Crie contas de e-mail secundárias e forneça-as em locais onde as chances de receber spam são grandes, como ao preencher cadastros em lojas e em listas de discussão;
    6. Utilize as opções de privacidade das redes sociais (algumas redes permitem omitir o seu endereço de e-mail ou limitar as pessoas que terão acesso a ele);
    7. Respeite o endereço de e-mail de outras pessoas. Use a opção de “Bcc:” ao enviar e-mail para muitas pessoas. Ao encaminhar mensagens, apague a lista dos antigos destinatários, pois mensagens reencaminhadas podem servir como fonte de coleta para spam.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Obrigado pelo comentário.