3.2.16

As mídias e as práticas culturais no carnaval!

O que será que as novas mídias têm a ver com o carnaval, uma das principais festas populares do Brasil?

Grande parte das pessoas aguardam ansiosamente por essa data, mesmo aquelas que não são frequentadoras assíduas da festa acabam se contagiando pelo clima de carnaval e decidem cair na folia. 

Assim, elas entram em contato com amigos e familiares, se arrumam e, antes de sair de casa, deixam um recadinho no Facebook (veja a imagem abaixo).




Aquele recadinho recebe dezenas de visualizações e possibilita a interação do usuário com seus contatos, que também utilizam a rede social.

O usuário que fez a postagem nem se dá conta de que, ao postar, usou o recurso do hashtag, criado pelo Twitter em 2009, o qual agrupa conteúdos e temas mais populares entre os internautas.

A hashtag mais utilizada, certamente a do #carnaval será, por sua vez, compõe o Trending Topic, um recurso também desenvolvido pelo Twitter em 2010. O Trending Topic forma um ranking com as hashtags mais comentadas pelos internautas em suas redes sociais.

Bem, imagine que a pessoa que publicou aquele post chega à festa, se encontra com seus amigos, passeia pela Sapucaí e se depara com a Viviane Araújo... 
Imediatamente, um dos amigos saca seu Smartphone do bolso (pedir autógrafo tá fora de moda), que é um aparelho híbrido, mesclando as funções de um celular com os recursos de um computador, e se prepara para tirar uma foto.



Todos se reúnem e, felizes, registram aquela selfie, um autorretrato que será postado pelo wi-fi do celular no Instagram, uma rede social que permite o compartilhamento de fotos.

Passada a euforia do encontro com a celebridade, os amigos decidem assistir ao desfile das escolas de samba e ficam encantados com o samba enredo da Portela, que diz o seguinte:



"Portela segue os passos da evolução... liberdade! 


Num clique deleta barreiras 



Deleta fronteiras da realidade 


Desperta o bem social 

Acessa o amor digital 

Faz da criança um cidadão 

Positivo pra nação 

Na rede nossas vidas vão se transformar" 



A melodia exalta as mídias e a tecnologia, vislumbrando nesses recursos uma possibilidade de mudanças positivas para a sociedade.

Em meio a essa aventura carnavalesca, quase não notamos que nosso vocabulário e nossa língua foram invadidas por uma enxurrada de expressões de origem inglesa, importadas, sobretudo dos E. U. A, que exportam para o Brasil muito mais do que tecnologia.

Concluindo, perceba que, mesmo no carnaval, tradicional festa popular da cultura brasileira, as mídias e as novas tecnologias da informação estão presentes na vida das pessoas e influenciam sua cultura e seu jeito de se relacionar com os que estão a sua volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.